Programa Acolher de Campo Bom é ampliado em 2022

Campo Bom – Criar oportunidades é um dos grandes objetivos do Programa Acolher, que oferece práticas esportivas e culturais para estudantes de 6 a 15 anos no contraturno escolar em Campo Bom. Ativo desde 2009, as aulas que o programa oferece não têm o objetivo final de formar atletas, mas essa acaba sendo uma consequência do trabalho desenvolvido ao longo destes anos. As aulas acontecem nas escolas e também os núcleos como nos ginásios e campos da cidade. No último levantamento, em março de 2022, o número de alunos participantes já chega a 2.450.

 

São oferecidas atividades de futebol, futsal, basquete, atletismo, handebol, judô, xadrez e ainda a natação, que deve ser retomada nos próximos meses. A novidade deste ano são as aulas de Iniciação Multidisciplinar. “Essa atividade é voltada pra alunos de 1º ao 5º ano. Ali eles conhecem várias modalidades e podem se identificar com um esporte em específico mais pra frente. Deu muito certo, e já estamos em 11 escolas do município”, comenta o coordenador de Esporte Escolar da Smec, e responsável pelo Programa Acolher, André Luis da Silva.
Na parte cultural ainda são oferecidas aulas de Dança Urbana e Dança Gaúcha, que está presente em todas as escolas fundamentais e existe o projeto de ampliação para as infantis.
Para participar os pais e alunos podem procurar a direção da escola ou entrar em contato com a página @programaacolher_cb no Instagram. Os núcleos atendem alunos de toda a cidade e ainda há oportunidade de transporte gratuito.

Novos uniformes incentivam participantes
Nesta quarta-feira (20), os estudantes que participam do Programa Acolher tiveram mais um momento especial, a entrega dos novos uniformes.
O investimento, realizado pela Prefeitura, de mais de R$ 129 mil é importante para a estruturação do projeto e também para que os alunos se sintam ainda mais incentivados. “Eles ficam muito felizes quando chega material novo, uniforme, ficam orgulhosos. As equipes que competem, nós chamamos equipes, eles gostam de dizer seleção, ‘quero ir pra seleção, profe'”, comenta o coordenador André Luis.
Foram entregues uniformes para os jogos (fardamentos), uniforme reserva, coletes de treinamento e agasalhos. Todos itens que ajudam a qualificar o programa e, principalmente, incentivar os alunos e as famílias a cada vez mais participarem ativamente das conquistas.

Oportunidade para todos
“O objetivo é envolver os alunos em atividades esportivas no contraturno escolar a fim de incentivar a prática esportiva e formar cidadãos que saibam lidar de forma saudável com a competição, respeitar os adversários e a si mesmos”, declara o prefeito  Luciano Orsi.
O lema do Programa Acolher diz: proteger, educar, acolher e prevenir. Pensando nisso a Secretaria de Educação buscou ampliar o alcance do Acolher para mais áreas da cidade. “Todas as nossas crianças podem ter acesso a, pelo menos, uma das atividades e isso é oportunidade! Que é um dos objetivos da Administração”, reforça a secretária de Educação Simone Schneider. “Estamos em bairros de maior vulnerabilidade, e de difícil acesso também. Queremos que o aluno venha para os projetos, mas também precisamos levá-lo até o aluno”, destaca. “Essa retomada demanda inserir os jovens nas atividades culturais e esportivas como ferramenta de interação”.