Professor de Campo Bom se destaca como técnico em competição estadual de futsal

Foto: PMCB

Campo Bom –  A Federação Gaúcha de Futsal – FGFS premiou em dezembro os destaques da temporada e um dos troféus pertence ao professor André Luis Leal, que integra o Programa Acolher, da Prefeitura de Campo Bom. O programa realiza atividades esportivas no contraturno escolar, e além de futsal tem projetos de basquete, handebol, judô e atletismo.

 

As equipes sub-13 e sub -15 do Acolher disputaram o campeonato estadual pela primeira vez. Isso aconteceria em 2020, mas a competição foi adiada e neste ano alguns jogadores acabaram mudando de categoria, e o sub-15 já vinha jogando junto desde o 13, e esse entrosamento ajudou também na boa performance. “Pegamos uma chave bem difícil com equipes tradicionais, de camisa e fizemos jogos parelhos e ano que vem a gente espera novamente voltar no 13 e no 15”, comenta o professor André, eleito técnico revelação pela FGFS, principalmente pelo nível de competitividade que a equipe apresentou.
“O projeto esportivo tem o objetivo de formar cidadãos através do esporte e os professores são parte importante desse processo, sendo justo todo reconhecimento possível ao trabalho desenvolvido. O Acolher é uma iniciativa da Smec que há muito tempo já nos traz orgulho envolvendo os estudantes em atividades esportivas no contraturno. Tudo isso enriquece a experiência e formação escolar das nossas crianças”, declarou o prefeito Luciano Orsi.
Para fazer parte das equipes de futsal do Programa Acolher, os pais dos alunos das redes municipal, estadual ou particular de ensino interessados devem procurar a direção da escola em que seus filhos estudam ou o professor André Leal, coordenador da modalidade, através do telefone (51) 98260-4131.

 

Reconhecimento pelo trabalho e dedicação ao esporte

André Leal é professor do Programa Acolher desde 2011. Formado em Educação Física pela PUC, ele tem especialização em treinamento desportivo, em metodologia do treinamento em futsal e está concluindo outra especialização em futebol de campo. “Procuro sempre estar me reciclando, sempre estudando, sempre buscando conhecimento”, declara o profissional que já atuou com escolinha de futsal na Prefeitura de Sapiranga e já foi preparador de goleiros e preparador físico de times de futebol feminino e masculino em categorias diferentes.
Leal destaca que, dos 23 meninos que fizeram parte da equipe Sub-15 em 2021, 13 têm idade para seguir treinando em 2022, o que significa uma boa perspectiva para o Acolher nas próximas competições. E o treinador sabe do que está falando, já que tem experiência em enxergar talentos.“Tem um ex atleta meu que joga no sub 20 do UJR, ele tem bolsa de estudos, faz educação física e joga por eles. Também um que acertou com Botafogo da Paraíba, vai jogar o campeonato paraibano e a Série C no campeonato brasileiro”, revela.