Primeira etapa do Gaúcho de Downhill reúne mais de 100 pilotos no Ferrabraz

Sapiranga – Os asas-deltas e parapentes emprestaram os céus de Sapiranga por um final de semana. Desta vez, para um esporte que envolve muita adrenalina e emoção e que, por vezes, surgem voos mais baixos.

A primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill ocorreu no último final de semana, entre os dias 24 e 25 de fevereiro, e reuniu mais de 100 atletas do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. Foram 17 categorias, participando da competição, como minidownhill para os pequenos; rígida, com bikes sem amortecedor traseiro; feminina; além da categoria mais aguardada: a elite, na qual competem atletas de maior nível técnico no esporte.

No sábado (24), ocorreram as tomadas de tempo classificatórias para a decisão. No domingo (25), os pilotos disputaram a grande final, na qual os atletas que fizessem o percurso em menor tempo, levariam o título para casa.

O percurso, que soma mais de 1.800 metros, desde o topo do Morro Ferrabraz – no local conhecido por ser pista de decolagem de voo livre, asas-deltas e parapentes -, até a Villa Paiva. Os pilotos percorrem pelas trilhas definidas dentro da mata, realizando manobras em alta velocidade e cruzando a linha de chegada sob muita emoção e adrenalina.

Em celebração aos 69 anos de Sapiranga, comemorados na quarta-feira (28), a etapa foi apelidada pelo organizador, Marcos Lorenz, de Downhill da Emancipação.

Os que vivem a competição

“É sempre um prazer maior fazer as etapas na nossa cidade. Estamos comemorando a emancipação de Sapiranga nesse evento e, com isso, homenageando a cidade pelos 69 anos. Aproveitamos para parabenizar a cidade e os seus munícipes”, celebra o diretor de Downhill da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), Marcos Lorenz.

“Sempre muito bom competir em casa, é uma emoção diferente. A gente se sente mais pressionado, porque é uma expectativa muito grande do público em cima de nós. Mas a pista é incrível, a Villa Paiva está sempre melhorando o espaço para que possamos dar o nosso melhor e fazer um evento incrível”, destaca o sapiranguense Leonardo Becher, atleta da ADHV.

“É muito gratificante poder representar as mulheres e poder competir em alto nível. Agradeço o apoio dos organizadores e patrocinadores, além dos meus pais e meu irmão, que estão sempre junto. É uma pista bem radical e perigosa, mas é uma das que eu mais gosto. Já competi outras vezes aqui, e venho treinar sempre que posso”, conta Larissa Luz, atleta da ASVDH, a única mulher a competir na etapa.

Calendário Downhill

O Campeonato Gaúcho de Downhill de 2024 é disputado em seis etapas ao longo do ano. Além da primeira, realizada no último final de semana, em Sapiranga. Ao longo dos próximos meses, serão disputadas as etapas em Nova Prata, nos dias 9 e 10 de março; em São Vendelino, dias 6 e 7 de abril; em Três Coroas, dias 3 e 4 de agosto; em Carlos Barbosa, dias 19 e 20 de outubro; e em Bento Gonçalves, dias 23 e 24 de novembro.

Paralelamente, ocorre a Copa RS de Downhill, em Rolante, nos dias 4 e 5 de maio; em Serafina Corrêa, dias 15 e 16 de junho; em Casca, dias 14 e 15 de Setembro; e em Feliz, dias 7 e 8 de dezembro.

Por Mairan Pacheco