Primeira etapa da Copa Repercussão na Escola de Futsal SICREDI/CLIP 2024 teve muita emoção em Sapiranga

Sapiranga – Uma competição saudável, que promove, além da prática de esportes, a integração entre alunos de diferentes escolas. Esse é um breve resumo da Copa Repercussão na Escola de Futsal SICREDI/CLIP, na qual participam oito municípios de cobertura do Grupo Repercussão, e que recebeu o pontapé inicial da temporada 2024 no último sábado (13).

O Ginásio Municipal Waldomiro dos Santos, popular Nenezão, em Sapiranga, foi o palco da primeira etapa dos jogos deste ano. Cerca de 190 estudantes formaram 19 equipes, sendo 14 do naipe masculino e cinco femininas, e calçaram as chuteiras para a disputa das primeiras partidas da competição na cidade.

Participam da competição os estudantes das seguintes instituições: CME Ayrton Senna, CME Doutor Décio Gomes Pereira, CME Érico Veríssimo, Emef 1º de Maio, Emef 28 de Fevereiro, Emef Anita Lídia Wingert, Emef Floresta, Emef La Salle, Emef Maria Emilia de Paula, Emef Maria Ruth Raymundo, Emef Pastor Rodolfo Saenger, Emef Rubaldo Emilio Saenger, Emef São Carlos e Emef Waldemar Carlos Jaeger com equipes masculinas. Destas, 1º de Maio, Ayrton, Floresta, Rubaldo e Waldemar também contam com times femininos.

A ansiedade e nervosismo estiveram presentes no Nenezão, fazendo com que as partidas fossem muito disputadas. Apesar de terem sido realizados 13 jogos nesta primeira fase, a bola balançou as redes apenas 16 vezes – quatro delas, em uma única partida -, média baixa para a modalidade.

Treze partidas, 16 gols, placares magros e diversos empates

As partidas da primeira fase da Copa Repercussão na Escola de Futsal SICREDI/CLIP 2024 foram disputadas na manhã do sábado. No primeiro duelo, empate sem gols entre Da-lhe Ayrton (Emef Ayrton Senna) e Rubaldo, no naipe feminino. Mesmo placar para os duelos entre Guris do MRR (Emef Maria Ruth) e Da-lhe Ayrton, masculino; Rubaldo e 1º de Maio, feminino; Floresta e Waldemar, masculino; Os Veríssimos (CME Érico) e 1º de maio, masculino; Décio e La Salle, masculino.

A partida entre 1º de Maio e Floresta (masc.) ficou empatada em 2 a 2; Alfa (Emef Maria Emilia) e São Carlos (masc.) empataram em 1 a 1. Os meninos do La Salle venceram o Rubaldo pelo placar de 2 a 0, mesmo placar da vitória dos guris do Décio contra o Anita. As gurias do Waldemar golearam o Floresta por 4 a 0. As vitórias magras, pelo placar de 1 a 0, vieram em dois duelos: os guris do 28 de Fevereiro em cima da equipe Os Veríssimos; e os guris do Rubaldo sobre o Pastor.

Importância da competição para os estudantes

“Essa parceria já vem acontecendo há vários anos. Nós preservamos a competição porque os alunos gostam muito e, a nossa preocupação sempre são os alunos. Aqui, o estudantes desenvolvem tanto o físico, quanto a parceria e a integração com outras escolas. Então, a competição é muito importante. E nem só pela Copa Repercussão, mas também a parceria da Secretaria de Educação pela leitura do jornal em sala de aula. Isso tudo é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes” – Claudia Kichler, secretária de Educação de Sapiranga.

“É sempre bom podermos trazer a gurizada para poder se divertir e competir. É uma bela iniciativa que o Grupo Repercussão tem. A gente começa o ano com esperança que a galera possa mostrar o seu jogo e se divertir. Lá na frente, se a gente conseguir conquistar um bom resultado, beleza. Mas como são meninos do sexto ano, a gente pensa, também, no processo. Muitos vão ter, agora, a primeira oportunidade de competir. Então, a ideia é essa: dar um start no ano, para eles poderem jogar e se divertir e, daqui a pouco, conquistar bons resultados” – André Leal, professor da Emef Pastor Rodolfo Saenger.

Próximas fases e premiação da Copa

A Copa Repercussão na Escola de Futsal SICREDI/CLIP 2024 seguirá agitando os ginásios dos municípios da região nos próximos meses.

Já está agendada a primeira etapa de Campo Bom, que ocorre no dia 25 de maio. Além disso, Nova Hartz, Três Coroas, Igrejinha, Taquara e Rolante já têm datas definidas: 29 de junho, 1º de julho, 2 de julho, 9 de julho e 20 de agosto, respectivamente. A segunda fase de Sapiranga ocorre no dia 24 de setembro.

Os campeões da Copa Repercussão na Escola de Futsal SICREDI/CLIP 2024 ganham troféus e medalhas e um momento muito especial: passeio ao cinema com direito a pipoca e refrigerante, pagos pelo Grupo Repercussão e os apoiadores da competição.

A Copa Repercussão na Escola ocorre desde 2015. Em 2019, houve a ampliação da competição para o Vale do Paranhana. Em 2025, o torneio completa 10 anos.

Patocinadores da Copa

A Copa Repercussão na Escola de Futsal tem o patrocínio Master de Sicredi Caminho das Águas e Clip.
Os patrocinadores Prata da competição são Casa da Pizza Sapiranga, Óptica Johann, Construção e Arte, Nutrifrango Sapiranga e Igrejinha, Costa Mar Turismo, Speed Flex Rótulos e Etiquetas, Padaria e Confeitaria Maravilha, Sítio das Águas Dotta, Corretor de Imóveis Clóvis Bernardes, Centro Médico Sapiranga e Hand Sport.

Por Mairan Pacheco