Prefeitura e grupos de esporte do município se unem para transformar Sapiranga em um polo esportivo e turístico

Sapiranga – A prefeitura de Sapiranga vem planejando fomentar o esporte de aventura e o turismo em Sapiranga de forma mais organizada a partir de 2019, e em conjunto com grupos como Pedal de Sábado, Corrida de Sexta e AGVL. Na última quarta-feira, 13, os grupos e o vereador Diego Lima se reuniram com a prefeita, Corinha Molling.

Foram discutidas diversas ideias para o fomento do setor na cidade, sendo que a principal delas foi a de unificar os calendários.

“Temos eventos o ano todo, mas não oferecemos esta programação para a comunidade e visitantes de uma forma programática. Com a unificação do calendário poderemos oferecer as opções para turistas, desportistas, munícipes para que possam se programar e aproveitar o ano todo”, destaca a prefeita.

Após este primeiro encontro, o próximo passo, segundo a prefeitura, é uma reunião de trabalho para expor todas as datas de eventos já programados para, em breve, ter um calendário, e o utilizar como vetor para alavancar a economia, comércio, setor hoteleiro e agricultores.

A intenção da administração é também ajudar na infraestrutura, preparar lugares e garantir a segurança com sinalização de vias e acompanhamento da guarda municipal. Dentre os eventos já previstos para 2019 está o campeonato nacional de skate down hill na Estrada São Jacó e skate street e park no Skate Park, no Parque do Imigrante.

Reunião e pauta com João Derly

Indo ao encontro da movimentação dentro do município e pensando ainda mais além, Flávio Pinheiro, diretor de desporto da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) e o vereador Diego Lima estiveram, também na última semana, reunidos com o secretário estadual de esporte e lazer, João Derly, em Porto Alegre. Dentre os assuntos tratados no encontro está a vocação para os esportes de aventura e olímpicos que Sapiranga tem, com possibilidade de realizar eventos de nível mundial, no voo livre, skate, tiro e outros. “Existem necessidades de infraestrutura e apoio para realizar estes eventos, e o Pro-esporte é um fundo do ICMS para os esportes, para projetos de infra, eventos, educação, inclusão social”, explica o vereador. Para propor o projeto, entidades do terceiro setor como associações, fundações e clubes deve estar habilitados juridicamente e com negativas fiscais , para então realizar o projeto, que passará por uma banca avaliadora. Após aprovado o projeto, a captação de recursos, com empresas interessadas, será através dos recursos do ICMS. “O secretário se colocou a disposição para auxiliar na construção e monitoramento do processo”, pontuou Diego, que salienta a importância do Pro-esporte. “Agenda esportiva resulta em promoções e produtos turísticos, fomentado a rede de serviços da cidade. Também, relevante e fundamental no desenvolvimento humano, com atividades de contra turno para a rede municipal”.

Plano de turismo

A intenção é ampliar a discussão sobre esportes de aventura na cidade com diferentes grupos e associações. Ainda, através de uma parceria com a ACISAP, a equipe de mountain bike cross country (de forma voluntária e sem custo ao município), está construindo uma pista no Parque do Imigrante, que poderá ajudar nos treinos e, futuramente, sediar eventos. Salientando que eventos já programados serão colocados no calendário.

A administração vem também trabalhando, através do Departamento de Turismo e Conselho de Turismo, no desenvolvimento do plano municipal de turismo. ”A cidade ganha a visibilidade que precisa e merece. Trazer turistas desportistas que respeitam o meio ambiente é nosso objetivo”, salienta Corinha, confirmando que um dos focos em 2019 será o turismo através o esporte.

Esportes e natureza

“A prática dos esportes de aventura está ligada diretamente ao contato com a natureza e Sapiranga é um lugar com muitas opções naturais. Para quem gosta, iremos oferecer de forma programática inúmeras modalidades, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, voo livre, mountain bike, bicicross, Skate nas diversas modalidades street, park e down hill . As expectativas são as melhores e vamos trabalhar para que não sejamos somente a cidade das rosas e do voo livre, mas dos esportes de aventura. Com isso será possível, em um futuro próximo, atrair mais investimentos tanto privado como público para ampliar o que temos hoje”, declarou a prefeita, Corinha Molling.

Trabalho  em conjunto

Francis Weber, do Pedal de Sábado, valoriza iniciativa. “As entidades têm se esforçado para criar opções de eventos para a comunidades e para os turistas. Mas, com o apoio da Prefeitura, podemos estruturar melhores eventos ainda. Sapiranga possui atrativos naturais que são maravilhosos conhecer de bike. Então, nada melhor que esse esforço para oferecer essas oportunidades”.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Divulgação