Prática do Judô sem abandonar a feminilidade

Sapiranga – A prática de esporte não traz benefícios só para o corpo, mas para o psicológico também. Criada em 2005, a escola de Judô Milton Corrêa alcançou a curiosidade do público feminino.  
Os benefícios são variados segundo Corrêa. “Melhora em diversos pontos, como postura, força física, firma o corpo, por meio dos rolamentos e quedas. A mente também é trabalhada para qualquer situação. Sem contar que em uma aula de judô a pessoa elimina 800 calorias”.
Após iniciar somente com aulas para homens, a realidade atual mostra um novo panorama para o esporte, não só na cidade. No trabalho desenvolvido por Corrêa com as mulheres é usada a técnica chamada Koshin-jutsu, que significa defesa pessoal. “Eu ensino os fundamentos do judô, mas também coloco como um ponto base a defesa, que considero essencial para elas”. 
Em 2011, o judô para mulheres tomou forma e a cada dia conquista mais adeptas para o esporte. Em aulas que são realizadas aos sábados pela manhã, o professor Milton Corrêa fala sobre a procura das mulheres pelo esporte e do amadurecimento delas. “Muitas mulheres não se importam de treinar junto com os homens, mas pra começar é difícil. Eu criei a turma feminina de judô no sábado pela manhã. E a turma começou a crescer” comenta.
Corrêa destaca que o esporte trabalha com o respeito e a disciplina das pessoas, por isso, muitas mulheres já se sentem a vontade em treinar com os homens.
As pessoas que tiverem interesse em conhecer o projeto de judô de Milton Corrêa, têm a oportunidade de fazerem as duas primeiras aulas gratuitamente. O aluno faz o teste com um abrigo simples. Havendo interesse é feita a matrícula, com o pagamento da mensalidade e a entrega do uniforme do judô que  consiste em três peças (calça, casaco e a faixa), conhecido como Judogui ou como kimono.
O  grupo de judô conta com 12 mulheres, somando todos os dias em que são ministradas as aulas. A idade para iniciar é de cinco anos, sem limite máximo de idade. Segundo Milton Corrêa, basta a pessoa ter a disposição de praticar o esporte, pois as aulas são realizadas dentro do ritmo de cada aluno do grupo.
A prática do koshin-jutsu (defesa pessoal) trabalha habilidades como: ataques, defesa, esquivas e contra-golpes que, conforme Milton Corrêa, visam fortalecer o corpo, mas também o espírito. “É uma modalidade dentro do Judô que ajuda muito as mulheres para o corpo, pois elimina muita gordura e fortalece o corpo”, resume. Ele explica que a musculatura não fica da mesma forma de quem pratica musculação diariamente.