Pilotos da região disputam competições nacionais de parapente e asa-delta

Em Minas Gerais, pilotos gaúchos disputam competições nacionais de parapente e asa-delta. Foto: César Castro/Divulgação

Região – Pilotos da região vão alçar voo nos céus de Minas Gerais nos próximos dias. Entre os dias 1º e 8 de abril, ocorrem as disputas dos campeonatos brasileiros de parapente e asa-delta.

 

Do Vale do Sinos, seis nomes estarão presentes. No Brasileiro de parapente, Luciano Horn (Sapiranga), Lucio Dal Pozzo (Sapiranga), Jarbas Mello (Campo Bom), Maicon Corrêa (Novo Hamburgo), Ângelo Santos (São Leopoldo). Já na disputa  nacional de asa-delta, o único representante gaúcho será César Castro, da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga.  As disputas de parapente serão no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, enquanto as asas-deltas competem no Pico do Gavião, em Andradas.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), Flávio Pinheiro, os pilotos do Rio Grande do Sul têm boas condições de subirem no pódio. “Nós, gaúchos, somos conhecidos pela capacidade e estratégia de voar em equipe. Os 18 pilotos que representam o nosso Estado vêm de uma excelente temporada de treinos e competições”, diz Pinheiro. “Como é a primeira de duas etapas, precisamos pensar nos resultados da etapa, mas principalmente estar focados em realizar pontuações elevadas a cada dia de prova, pois a soma das provas dessas duas etapas, considerando os descartes, é que definirão os campeões brasileiros de 2023”, completa.

O dirigente da FGVL recorda, ainda, a vitória conquistada pelo atleta de parapente Lúcio Dal Pozzo, que foi o campeão da etapa em 2022, na categoria Aspirantes.

No total, cerca de 120 pilotos de todo o Brasil participam do evento na modalidade, enquanto no Brasileiro de Asa-Delta, 125 pilotos devem participar da atividade –  sendo 15 deles de fora do País.

Completam a lista de participantes gaúchos, os seguintes nomes:

Lucas Axelrud (Porto Alegre), Gustavo Agne (Nova Petrópolis), Janir Schaab (Nova Petrópolis), Antoninho Chinalli (Nova Petrópolis), Mauro Caberlon (Gramado), Luiz Carlos Fagundes (Caxias do Sul), Valter Postali (Caxias do Sul), Jair Scussiato (Caxias do Sul), Alessandro Tiecher (Caxias do Sul), Daniel Geisse (Pinto Bandeira), Marcelo Wickert (Lajeado) e Marco André Bruxel (Estrela) – sendo todos esses na disputa do Campeonato Brasileiro de Parapente.

Sequência do calendário
Após as disputas em Minas Gerais, o calendário prevê a realização do Sul-Brasileiro de Parapente, entre os dias 21 a 23 de abril, na cidade de Tangará, em Santa Catarina.