Pilotos da AGVL, de Sapiranga, comemoram conquistas em 2022

O ano de 2022 tem sido satisfatório para os pilo­tos da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga. Os resultados são o reflexo do empenho e da dedicação de todos, que buscam, a cada voo, superar as expectativas.

No primeiro semestre, três pilotos da equipe con­seguiram um feito inédito: juntos, bateram o recorde de voo com paramotor, es­crevendo um novo capítulo na história da modalidade. Os atletas Alex Trombini, Lúcio Dal Pozzo e Richard Dourado, bateram o recorde ao voar uma distância de 450 km, levando 6 horas para ir da cidade de Passo de Torres, do extremo sul catarinense até a Estação Ecológica do Taim, no sul do estado. Em junho, os pilotos de para­pente Luciano Horn e Lúcio Dal Pozzo conquistaram o pódio durante etapa do Campeonato Brasileiro, em Minas Gerais.

A AGVL também con­quistou vaga no mundial da categoria. O piloto Luciano Horn obteve o 13º lugar na classificação geral durante competição no Espírito San­to e garantiu sua vaga para a super final do PWC (Circui­to Mundial de Paraglider), que ocorrerá em dezembro, no México.

Mas as conquistas não pararam por aí. Apesar de uma temporada de inverno com poucas condições de prática de voo no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas, a Equipe AGVL se manteve ativa e competitiva, participando de provas pelo Brasil afora.

Em agosto, a equipe re­presentou a cidade no cam­peonato de Cross Country e Race to Goal, em Rondônia, conquistando mais uma vez o pódio. Os pilotos também conquistaram bons resultados em São Paulo, durante etapa do campeonato paulista.

 

Foco no campeonato brasileiro

Antes da participação no campeonato brasileiro da categoria, a equipe fez bonito nos céus brasileiros mais uma vez. Durante o 21º Open Araxá de Voo Livre, os representantes do grupo sapiranguense obtiveram boas posições que garantem pontos importantes para o ranking nacional.

Na segunda e última etapa da competição nacional, que ocorreu entre os dias 10 e 17 de setembro, os pilotos de Sapiranga mostraram mais uma vez a tradição do Estado no esporte e ficaram entre os melhores no Campeonato Brasileiro de Parapente. Os resultados obtidos em São Paulo, somados aos da primeira etapa nacional disputada no mês de março, em Governador Valadares (MG), consagraram os atletas gaúchos.

Conforme o treinador da equipe AGVL, Flávio Pinheiro, os pilotos agora voltam suas atenções para o Campeonato Gaúcho de Parapente e Sul-Brasileiro de Parapente. “Vamos ter atividades intensas a partir do primeiro fim de semana de outubro, com treinamentos, em preparação para essas competições. Além disso, vamos ter uma série de treinos voltados para as categorias Novatos e Sport”, concluiu Pinheiro.

 

 Parceria com programa estadual

Desenvolvido pelo Governo do Estado, o Pró-Esporte RS visa promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal.

Os pilotos de Parapente da equipe da AGVL contam desde o início de 2022 com o auxílio do programa estadual, que incentiva ainda mais a prática de diferentes modalidades esportivas. O patrocinador da equipe é Família Geisse Vinhedos de Terroir. Com isso, a AGVL mantém a tradição de formação de pilotos no cenário estadual e nacional do voo livre.

A equipe conta com a participação de 50 pilotos associados de diferentes níveis técnicos, desde pilotos novatos a competidores internacionais.

 

Próximas competições

Com o início da temporada, a equipe da AGVL se prepara para as próximas competições. Nos dias 22 e 23/10, acontece a 2ª etapa do campeonato gaúcho de parapente, em Igrejinha. A 3ª etapa é em Agudo, entre os dias 05 e 06/11. No final de novembro, de 26 a 27/11, acontece a 4ª etapa, em Roca Sales e Encantado.
Pelo campeonato sul brasileiro, a equipe participa da segunda etapa entre os dias 12 e 15/11 em Terra Rica, no Paraná.
Encerrando 2022, os céus de Sapiranga sediam as finais destes campeonatos, entre os dias 10 e 12/12, no Morro Ferrabraz.
A Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a comunidade também apoiam a AGVL.