Patricio busca recolocar o 15 entre os grandes do futebol

Campo Bom – A mesma bola que o consagrou como um lateral-direito preciso em cobranças de faltas e assistências, agora continua por perto, mas nos pés dos seus comandados. Patricio Boques, 38 anos, estreia na carreira de técnico de futebol no 15 de Novembro, de Campo Bom. Anunciado oficialmente pela direção da equipe na última semana, o ex-lateral do Grêmio e do próprio 15 tem um sonho: recolocar o clube entre os grandes do futebol gaúcho e até mesmo nacional, visto que a equipe já chegou nas semifinais da Copa do Brasil em 2004.
Com uma fala segura e relatando os seus objetivos na nova carreira, Patricio recebeu o Jornal Repercussão em sua nova casa: o Estádio Sady Arnildo Schmidt.
O novo técnico do 15 afirmou que nem contrato foi feito para o seu trabalho no clube. “Não foi feito contrato. Fiz uma conversa com a diretoria e ficou definido que eu iria trabalhar com os atletas da base e alguns profissionais que devem chegar ainda”. 
Patricio relata que o trabalho não será fácil, pois terá que disputar um campeonato profissional com praticamente a equipe da base do clube (a 2ª Divisão gaúcha começa em agosto). “A média de idade da nossa equipe é de 20 anos. Estamos apostando e acreditando nesses jovens. Queremos revelar jogadores”, afirma. 
O treinador do 15 ainda reitera que o esquema tático não está definido. “O melhor esquema é os jogadores que vão mostrar. Estou, primeiramente, colocando cada um para jogar na sua posição. Tenho algo em mente, mas é só com treinamentos e jogos que vamos chegar a um esquema padrão”, disse. 
É nítido, porém, que Patricio Boques já não vê a hora de cumprir seu primeiro objetivo: formar um time competitivo, que orgulhe quem vá ao Sady Schmidt torcer pela equipe.
A vitrine no 15 como treinador:
*Patricio não esquece de um nome quando o assunto é técnico de futebol: Mano Menezes. É justamente nele que o novo treinador do 15 se espelha. “Trabalhei quatro anos com o Mano e aprendi muito com ele. Com certeza é uma referência pra mim, pois olha onde ele chegou: treinador da seleção brasileira!”. 
Mano Menezes, aliás, já foi técnico da equipe do 15 de Novembro de Campo Bom no início de sua carreira e chegou com o clube nas semifinais da Copa do Brasil.
*O perfil que agrada o agora técnico Patricio é “um pouco de cada coisa”. Ele garante que tem horas que é necessário chamar a atenção, mas tem horas que é preciso passar a mão na cabeça do jogador e dar apoio. “O perfil que vou adotar não é diferente do que sou na minha vida pessoal: um cara que gosta de fazer amizades e trabalhar com objetivos”. Patricio ainda citou que deseja ter o grupo “na mão”, respeitando cada atleta e também sendo respeitado como treinador.