Pan Americano de downhill será em Sapiranga e tem atleta da cidade em busca do bicampeonato

Downhill imprime velocidade nas descidas em meio às montanhas Fotos: Arquivo Pessoal.

Sapiranga – O Pan Americano de ciclismo Downhill vai fazer com que pilotos de diferentes países voem baixo na descidas da pista no Morro Ferrabraz, em Sapiranga. A competição está confirmada para os dias 24, 25 e 26 de abril de 2020, na propriedade do ex-piloto e advogado, Cícero Paiva. Uma oportunidade para atletas locais mostrarem seu melhor desempenho diante os olhos da torcida. O vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Marcos Lorenz, elogia a vocação do município para a prática. “Sapiranga tem uma das pistas mais antigas do circuito nacional. Em 94 e 95, já tínhamos descida de montanha pela estrada no Ferrabraz. Aos poucos, isso foi mudando e criamos uma pista no meio da mata, com vários desenhos e formas, descendo pelas trilhas”, afirmou Lorenz.
O dirigente, que é de Sapiranga, ressaltou que a pista local é fantástica. “Tem tudo para o downhill, sendo uma pista muito técnica com bom local para largada e chegada”, acrescentou. A expectativa dos organizadores é que participem, além dos atletas brasileiros, competidores de toda América. “Serão de 12 a 13 delegações somando de 300 a 350 atletas. Vamos ter gente dos Estados Unidos, Canadá e bastante mexicanos. Da América Central, atletas da Costa Rica, Pananama, Quatemala e Honduras. Ainda devem comparecer alguns da Venezuela, da Colômbia (uns 30), Peru (de 20 a 30), Chile, Argentina (de 40 a 50) e da Bolívia (de 12 a 13). Tem uns brasileiros que moram na Inglaterra que virão participar e os melhores da América estarão aqui”, citou.

Expectativa com o pan

A conquista da sede no Brasil foi obtida em uma acirrada disputa entre as Confederações de Ciclismo do Brasil, México e do Chile. Os organizadores afirmam que, acima da disputa, o evento proporciona relacionamento saudável entre atletas e famílias de diferentes países, além de mobilizar considerável público.

Em busca do trunfo em casa

Um dos competidores do Pan é o morador de Sapiranga, Leonardo Becher da Silva, de 16 anos, que em território sapiranguense vai em busca do bicampeonato do Pan Americano. Ano passado, na Argentina, ergueu o troféu de campeão na categoria Cadetes B. O piloto soma ainda quatro campeonatos gaúchos e dois títulos brasileiros. Leonardo compete hoje pela ADHV do município de Bento Gonçalves e a equipe escolhe sempre uma pista em algum lugar do Estado para realizar treinos em preparação às competições.

Expectativa

Competindo agora em uma categoria acima, o jovem relata como está se preparando para a competição de abril. “A expectativa é alta. Hoje tenho treinos três vezes por semana. E sempre é bom correr em casa, aqui aonde tive meu primeiro contato com downhill, no lugar que eu ajudo a dar manutenção e isso me dá mais confiança”, ressaltando ainda como trabalha com a pressão: “A pressão aumenta um pouco por ser uma categoria mais forte, com concorrentes então mais velhos (…) Na hora da corrida tento não pensar muito nisso e sim só em mim e na minha descida. Concluiu.