Nova Hartz estará representada nas Mil Milhas de Interlagos/SP

Foto: Arquivo pessoal

Por Weslei Fillmann

Aldoir Sette, de Nova Hartz, segue para mais uma etapa na sua carreira no automobilismo. Desta vez, ele corre as Mil Milhas de Interlagos, em São Paulo. A competição vai contar com mais 80 participantes dentre diversas modalidades de veículos.

 

Na categoria Endurance, Aldoir corre com um carro modelo P3, que é um protótipo, igual ao veículo que venceu a competição do ano passado pela LT Team. Entre os veículos mais rápidos, estão o próprio P3, o P1 e o AJR. Esse último é o modelo mais rápido do automobilismo, perdendo apenas para os carros da Fórmula 1.

O corredor do Vale dos Sinos, que já conquistou o Campeonato Brasileiro de Endurance em outras duas oportunidades (2014 e 2020), afirma que os 1.600km são desafiadores tanto para o piloto quanto para o carro. É uma prova desgastante, que obriga a troca de todas as peças do protótipo após o percurso.

Todos os detalhes são importantes durante uma competição, pois cada escolha pode resultar em décimos de segundo que determinam a vitória ou a segunda colocação. Aldoir afirma que para vencer uma corrida, é necessário terminar ela primeiro. Por isso, a importância de manter o carro bem conservado e o corpo em dia.

 

Campeonatos, família e preparação para as corridas

A preparação para uma corrida, seja ela longa ou curta, tem mais relação com o cuidado físico do que com o mental, de acordo com Aldoir. “Preparação da mente é difícil dizer que existe, mas tem a preparação do corpo. É muito fácil de acontecer um toque na pista, então tem que estar tranquilo, concentrado e focado.”

O morador de Nova Hartz começou a carreira nos rachas de Tarumã, onde competia com um VW/Gol. Ele ficou com o carro até 2009, quando vendeu o veículo.

Após entrar no mundo do automobilismo, foram diversos títulos conquistados. O mais buscado foi o Campeonato Brasileiro de Endurance de 2020, quando dezenas de corredores de todo o Brasil estiveram presentes. “Tinha muitos corredores bons e com muitos recursos. Isso traz outro sabor à vitória.”

O reconhecimento também é lembrado por Aldoir, que relatou ter sido abordado por um fã e pediu para tirar uma foto. Ele afirma que isso é muito gratificante.

O próximo objetivo é reerguer o Campeonato Gaúcho de Endurance, que tomou o lugar do Brasileiro e foi extinto.

 

Conquistas de Aldoir

– Vice-campeão Gaúcho de Arrancada 2002.
– Campeão Gaúcho de Arrancada 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2011.
– Campeão Copa Sul de Arrancada 2003.
– Campeão Metropolitano de Arrancada 2004 e 2005.
– Campeão Festival de Arrancada Curitiba 2005.
– Campeão Brasileiro de Arrancada 2006, 2009 e 2010.
– Campeão Gaúcho de Endurance 2011, 2014, 2015 e 2019.
– Campeão Brasileiro de Endurance 2014 e 2020.
– Vice-campeão Brasileiro de Endurance 2021.