VÍDEO: Nenezão foi palco da abertura da 25ª edição dos jogos escolares de Sapiranga

Sapiranga – Nesta terça-feira (31), foi realizada a abertura da 25ª edição dos Jogos Escolares de Sapiranga. Foram reunidas as três redes de ensino (municipal, estadual e particular) da cidade. Sendo uma realização da Prefeitura  por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Sapiranga, o Ginásio Nenezão estava lotado de alunos, pais e professores que estiveram presentes na tarde desta terça, às 14h. A prefeita, Corinha Molling, se mostrou contente com a abertura do evento, como ela fala para a redação do Repercussão:

“[…] é com muita alegria que a gente faz o lançamento dos jogos (escolares), é uma satisfação poder integrar as três redes municipais, sem fazer distinção. A gente sabe a dedicação e alegria que estas crianças já esperam, não é só pela disputa – claro que todos querem tirar o primeiro lugar – mas é por estar interagindo saudavelmente no esporte. E também a gente vem aqui e vê a alegria deles (crianças) se preparando, participando, com disciplina, com ordem e respeitando o adversário, então é isto que importa, a integração.”

Questionada sobre a importância do esporte para os jovens, na visão da prefeita ele desenvolve qualidades positivas nos alunos. Ela também destaca a ordem e disciplina apresentada pelas crianças.

“Desenvolve raciocínio, intelecto, sentidos, respeito aos adversários, importantíssimo à ordem e a disciplina, ocupa de maneira saudável os nossos alunos e assim eles podem se desenvolver para quem sabe um dia se tornarem grandes atletas. A gente proporciona isto através do esporte, é claro que o interesse vai de cada um, mas é nossa responsabilidade oferecer e oportunizar para que o aluno no turno oposto (escolar) esteja sempre ocupado com coisas boas”.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Sapiranga, Claudia Kichler, iniciou sua fala saudando os convidados presentes, entre eles, duas representantes da 35ª Corte da Festa das Rosas, o ex-jogador de vôlei Gustavo Endres, 42, o para atleta de basquete sobre rodas, Mauro Klein entre outros. Claudia seguiu com os pronunciamentos:

“[…] esta é uma data importante para o nosso município, pois neste ano de 2018 completamos 25 anos de jogos escolares. Sempre com empenho dos alunos e professores mostramos para a comunidade que é através do esporte que também formamos cidadãos e podemos fazer a diferença. A participação das três redes de ensino (municipal, estadual e particular) também é importante, pois é um momento de integração. que estes jogos sejam realizados com dedicação, respeito e tolerância de todos os participantes. Que os jogos comecem.”

Após os pronunciamentos, Gustavo percorreu o ginásio carregando uma tocha que utilizou para acender a pira que daria inicio a abertura dos Jogos Escolares de Sapiranga 2018. Depois de concluída a tarefa, as delegações escolares presentes se dirigiram às arquibancadas e o grupo Balé Folclórico Origens ocupou a quadra, onde realizou a apresentação de parte do seu espetáculo intitulado “Eu Sou o Brasil”. As primeiras etapas dos jogos escolares ocorrem entre os dias 01 e 02 de agosto de 2018, no Parque Municipal do Imigrante e acontecerão também no Ginásio Nenezão, sendo as finais realizadas entre o final de agosto e inicio de setembro.

O Jornal Repercussão conversou com alguns estudantes, e questionou qual a importância de participar do evento e do esporte para a formação de jovens:

Julia Gabriele Klein, 14 anos

Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga – Duque
“Eu acho que o esporte é muito importante na vida dos jovens porque ele estimula a amizade. A participação que tu tem é muito gratificante e eu acho que o esporte é uma coisa bastante importe. Além de fazer uma coisa que goste, jogar em coletivo e aprendendo olhando os outros (alunos)”.

Isabelli Rheinheimer, 10 anos

Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus
“Eu vejo que é bem bom, porque a gente apreende e a gente tem uma forma de manter no nosso dia a dia o corpo bom. Os jogos escolares ajudam a gente a aprender”.

Artur Leite, 11 anos

Escola Municipal Ensino Fundamental Pastor Rodolfo Saenger
“Eu acho bem importante, porque isso incentiva a pessoa a ter uma vida melhor, saudável, e mais feliz. Fica fora dos crimes. É uma coisa saudável, faz bem para todo mundo que gosta e tira do mundo do crime e das drogas que muita gente está entrando.”

 

 

Texto e fotos: Taylor Luís Melha Abreu