Nenezão e Palácio dos Esportes passam por revitalização

Sapiranga - Dois locais importantes para a prática esportiva na cidade estão passando por uma reformulação. O Ginásio Municipal Nenezão e o Palácio dos Esportes estão recebendo várias melhorias estruturais e estéticas para que voltem a estar disponíveis para a comunidade.

 

As obras foram anunciadas ainda em 2020 e são provenientes de recursos repassados pela Câmara de Vereadores. O valor ultrapassa os 2 milhões de reais e vai servir para uma reforma completa nos dois ginásios.
Pontos como piso da quadra, pintura e telhado são prioridade e precisavam de atenção. “Aqui no Nenezão precisamos mexer primeiro no telhado, pois como estava molhando tudo, não seria possível dar andamento nos reparos”, comenta o secretário de Planejamento, Carlos Maurício Regla. A atenção também está sendo dada para os vestiários. No caso do Nenezão, estão todos já com azulejos e está sendo instalado novo piso. No Palácio, os banheiros estão prontos e agora contam com acessibilidade. Outra preocupação nas reformas é com a segurança. “Estamos refazendo toda a parte elétrica e também serão colocadas novas luminárias”, comenta Regla.

Aumento no valor de materiais

Na previsão inicial, as reformas já estariam finalizadas, porém, alguns fatores atrasaram a finalização. No cado do Nenezão, o problema com o telhado era bem pior do que estava previsto, o que demandou um novo planejamento. Outro fator é o aumento expressivo nos valores de materiais para construção, principalmente nos metais (aço, ferro e cobre), o que impactou o orçamento das obras que também é sujeito, por lei, à readequação de valores perante às empresas.

Obra quase finalizada

A alta no preço do aço para construção civil foi determinante para o atraso da entrega do Palácio dos Esportes. A parte estrutural está praticamente completa, a quadra, os banheiros e o palco – que agora conta com rampa de acessibilidade – já estão prontos. A pintura também já está finalizada. No entanto, para que a obra possa ser entregue para a comunidade, é necessária a instalação das arquibancadas. Será realizada uma nova licitação para essa parte da obra, já que o aumento dos valores da estrutura em aço e madeira ficou inviável no contrato inicial. Assim que for finalizada essa parte, o ginásio poderá estar disponível para a comunidade.