Morro Ferrabraz recebe Torneio Panamericano de Downhill nesta semana

Foto: Bruno Morais

Em mais uma oportunidade de sediar um evento esportivo, Sapiranga será palco de um dos maiores campeonatos de Downhill do mundo. Desta vez, o Panamericano da competição,organizado pela Radical Sports, será sediado nas pistas do município na Villa Paiva, no Morro Ferrabraz. Na ocasião, atletas de 11 países estarão disputando o título de suas respectivas categorias.

 

Cidade tradicional em ser palco de esportes como este, Sapiranga foi contemplada novamente com este torneio, onde atletas de diferentes países da América estarão em busca do primeiro lugar. Nesta quinta-feira, 23, os ciclistas irão fazer o reconhecimento da pista, sem o uso de suas bicicletas. Já na sexta-feira, 24, as competições iniciam e já acontecem as tomadas de tempo, que definirão os finalistas. As finais, portanto, serão no sábado e no domingo, 25 e 26, respectivamente.

Cícero Paiva, proprietário da pista onde ocorrerão as disputas, explica como estará contribuindo com o evento. “Estamos contribuindo com o local, na área da Villa Paiva. Esta pista vem sendo aprimorada desde que foi definida que receberia uma prova internacional”, comenta.
Um dos favoritos da categoria Juvenil é Leonardo Becher, sapiranguense, que atua na modalidade há mais de 5 anos. O atleta comenta que sempre gostou do esporte, e que aos poucos foi evoluindo no Downhill. “Comecei a competir em 2015, através de um amigo. Sempre gostei de bicicleta e aí fui atrás de uma bike apropriada”, pontua. O campeão da categoria Juvenil no úlimo ano, cita, ainda, que começou sem muita pretensão. “Comecei a me interessar, e aí meu pai me deu uma bike melhor. O começo foi perto da minha casa, treinando aqui no Morro Ferrabraz, mas nada muito sério”, finaliza.

O evento contará com categorias oficiais e extras. Nas oficiais masculinas, temos: Elite, acima de 19 anos; Junior, 17-18 anos; Juvenil, 15-16 anos; Sub-30, 19-29 anos; Master A1, 30-34 anos; MasterA2, 35-39 anos; Master B1, 40-44 anos; Master B2, 45-49; Master C1, 50-54 anos; Master C2, 55-59 anos; Master D1, 60-64 anos; Master D2, 65 anos em diante. Já no feminino, as categorias são divididas em três: Elite, acima de 19 anos; Junior, 17-18 anos; Master, acima de 30 anos. Por fim, os extras vão de 12 a 70 anos em 5 modalidades, Sub-23, Veterano, Estreante, Rígida e Infanto.

A confederação declara, ainda, que os atletas deverão competir por somente um dos grupos das categorias.

O Sítio Kako de Kuia, localizado em frente ao acampamento de alguns atletas e também da chegada da pista, estará atuando em parceria com a competição

Além de fornecer o espaço como estacionamento aos atletas e fãs que vierem prestigiar o evento, o local servirá refeições aos atletas. No período entre 12:00 e 14:00h, o restaurante dará o suporte alimentício aos ciclistas que, posteriormente, poderão se utilizar de suas instalações para descanso antes de retomarem as competições.

Marcos Lorenz, diretor da empresa responsável pela organização do evento, a Radical Sports, comentou sobre a expectativa para o evento. “Temos vários pilotos do Brasil com chance. Nosso maior piloto, Leonardo Becher, de Sapiranga, tentará ser campeão na categoria acima da dele”, cita Lorenz.