Moradores de Sapiranga buscam o título do Campeonato Gaúcho de Super Turismo 2023

Crédito: William Inacio/Divulgação

Vai começar o Campeonato Gaúcho de Super Turismo para os irmãos de Sapiranga Rodrigo e Marcelo Lemke. Os experientes pilotos, bicampeões das 6 Horas de Guaporé (2017 e 2021), terão o primeiro desafio da temporada neste sábado (8), com a disputa da 1ª Etapa da competição estadual no mesmo palco onde já foram consagrados: o Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS). Os atletas, que são naturais de Novo Hamburgo, e radicados em Sapiranga, participarão do campeonato através do projeto Em Busca da Vitória – Super Turismo Gaúcho – Categoria GT 2023, que tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio de Sueca Rolamentos e Mared Têxtil. A bordo do Fiat Linea #199, eles representarão ainda a Associação Santamariense de Automobilismo (ASA).

Os irmãos Lemke buscarão a conquista do certame gaúcho na categoria GT e na Geral. Porém, para que isso aconteça lá na frente, o desempenho na primeira corrida do ano será importante. “Nossa preparação foi boa, com treinos e muito trabalho de revisão em todo o carro para chegar com 100% de condições para brigar pela vitória já nesta primeira etapa”, pontuou Marcelo Lemke. “A expectativa é de que seja uma prova muito disputada, pois na etapa inicial todos querem se destacar e sair na frente no campeonato. Sabemos que teremos alguns adversários muito rápidos e experientes, mas confiamos no conjunto carro, pilotos e equipe que temos para chegar bem e marcarmos pontos importantes”, reforçou Marcelo.

Conforme Rodrigo Lemke, o Linea #199 recebeu melhorias e um novo motor 1.4 Turbo T-Jet. “Buscamos melhora em termos de confiabilidade do carro. Tivemos também upgrades na parte de freios para que pudéssemos ser mais competitivos”, enfatizou o piloto. Rodrigo disse ainda que a aprovação do projeto via Pró-Esporte RS LIE foi fundamental para que ele e o irmão Marcelo pudessem competir na categoria em 2023. “O apoio do Governo do Estado do RS e da Secretaria de Esporte e Lazer, junto dos nossos patrocinadores, foi essencial para viabilizar nossa participação no campeonato inteiro, pois, no ano passado, por falta de verbas, acabamos não disputando a última etapa da temporada”, finalizou.

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo conta com um total de cinco corridas. Depois das 2 Horas de Guaporé, o calendário da Federação Gaúcha de Automobilismo prevê provas no Velopark (10/06 – 2 Horas), Tarumã (12/08 – 2 Horas), Guaporé (15/10 – 6 Horas) e Tarumã (11/11 – 2 Horas).

Programação e transmissão

A movimentação para a primeira etapa em Guaporé começa na sexta-feira (7), quando ocorrerão três treinos livres (10h-10h55, 13h30-14h25, 15h30-16h25). No sábado (8), haverá um treino livre oficial (8h35 às 9h05) e o classificatório da classe GT será das (10h25 às 10h40). A corrida terá ainda transmissão ao vivo pelo YouTube do Canal Curva do S (www.youtube.com/@CurvadoS) e do High Speed TV (www.youtube.com/@highspeedtvbr), e no Facebook do CGST (www.facebook.com/superturismors).