Morador resgata a história do futebol varzeano de Sapiranga

Registro | Rosélio Basei listou e categorizou os times campeões do futebol varzeano da cidade

Rosélio Luís Basei, de 44 anos e morador de Sapiranga, tem um hobby peculiar. Nas horas vagas – já que trabalha como auxiliar financeiro -,  desenvolve uma pesquisa sobre os times vencedores do campeonato varzeano do município. “O tempo que sobra para as pesquisas é pouquíssimo, pois fico o dia todo fora. Somente à noite e nos finais de semana sobra algum tempo”, comenta Rosélio.
“O meu interesse por colecionismo vem desde pequeno, quando tinha 12 anos e comecei a colecionar distintivos de clubes de futebol”, conta Rosélio. Ele afirma que o interesse pelo futebol varzeano também  é algo que o acompanha desde cedo. “Todo domingo ia para a beira dos campos para assistir os jogos, porém não me preocupava com as estatísticas, até que um amigo meu perguntou se eu não tinha a relação dos campeões de Sapiranga”. 
Na época, Rosélio entrou em contato com o então presidente da Associação Sapiranguense de Futebol Amador (ASFA), imaginando que teriam a relação. Como a resposta foi negativa, resolveu partir para a pesquisa em jornais, até conseguir montar a relação de times. 
“Não me conformei com a resposta, pois era a história do futebol sapiranguense que estava se perdendo”, desabafa. Agora, Rosélio apenas atualiza anualmente sua lista dos times vencedores do campeonato de Sapiranga.
Campeonato varzeano de Sapiranga resgatado
Rosélio conta que o campeonato varzeano antigamente era organizado pela Associação Sapiranguense de Futebol Amador (ASFA) . Em suas pesquisas, Rosélio já listou, entre outros, os  campeões de Sapiranga “de antigamente”, das décadas de 50 e 60, quando Grêmio Esportivo Brasil e FC Sapiranga eram os dois grandes rivais. Ele também registrou os placares e datas do campeonato estadual de amadores de 1963. 
Coleção de distintivos dos clubes gaúchos
Rosélio coleciona os distintivos de clubes de futebol até hoje, e ampliou a coleção para os clubes de todo estado, com ajuda da internet. Ele aproveita para divulgar sua página no Facebook, https://www.facebook.com/escudos.gauchos. “Ainda não postei os de Sapiranga, mas vou fazer em breve”, promete.