Luana Patzlaff desponta nas lideranças de campeonatos de Mountain Bike e se torna nova joia do esporte sapiranguense

Sapiranga – A sapiranguense Luana Patzlaff, de 27 anos, começou a pedalar há pouco mais de um ano, quando ganhou a bicicleta e o uniforme de pedal do marido e da filha, no dia das mães. “Desde então ela veio evoluindo a cada passeio com os amigos do Pedal de Sábado. Todos sempre elogiando e aquilo foi despertando a nossa curiosidade do real condicionamento dela”, conta o marido, André Luiz. Após muitos elogios, André decidiu inscrever Luana para sua primeira prova, em Farroupilha, válida pela Copa Soul RS, em que conquistou o primeiro lugar na categoria Sub-30.

Na segunda prova em que participou, em Taquara, válida pelo Campeonato Gaúcho, mais uma surpresa. Luana ficou em segundo lugar na Elite Feminina. “Até a líder do campeonato, que chegou a andar alguns quilômetros atrás dela se surpreendeu com o desempenho”, relembra o marido. A partir dessa prova foi que os patrocínios começaram a aparecer. Hoje, Luana conta com os apoios de Atelier da Saúde, Metalúrgica Ott, Porto Bikes, DuDu Car Centro de Reparação Automotiva, Pedal de Sábado Sapiranga e Bike Power Sapiranga.

Esporte ainda pouco visado pelas mulheres

Um talento adormecido que se revelou após um início em forma de brincadeira, anima Luana. “Nossa, me descobri em cima da bike, um talento que estava escondido, ainda mais nesse esporte que aqui é pouco visado pelas mulheres, mas que as mulheres vem dominado com muita força, espero que eu possa servir de inspiração para muitas pois são poucas que seguem nesse esporte!”, revela.

Envolvimento e amizades

Luana valoriza o incentivo do marido, da filha, que sempre participa com ela das provas, e dos patrocinadores, que acreditaram no seu potencial como atleta. “Estou muito feliz com essa experiência, que começou pelo incentivo do meu marido! O esporte nos proporciona coisas boas, começando pelas amizades, pessoas que nem conhecia torcendo por mim. Isso foi um dos motivos que mais me incentivou a continuar e conquistar melhores resultados. Jamais havia pensado em chegar onde estou, e em tão pouco tempo”, avalia, a agora atleta, que já projeta 2020. “Para o ano que vem, meu objetivo é ser campeã gaúcha, partilhar desde o início do campeonato e trazer essa vitória!”, enfatiza.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Arquivo pessoal