Judô OSS atravessa gerações e ajuda na formação dos mais jovens em Sapiranga

A responsabilidade presente em uma arte marcial, somada ao lúdico e à diversão em todas as idades. É desta forma que o Judô OSS leva os ensinamentos a todos os alunos que desejam aprender a arte marcial ou mesmo praticar algum esporte.

 

Através da sensei Milana Corrêa e do sensei Leandro Gonçalves, as aulas ocorrem de segunda a sábado para diferentes turmas, na rua Getúlio Vargas, nº 412, sala 12, no Centro de Sapiranga.

Desde os dois anos de idade, os ensinamentos evoluem conforme o número de aulas e a experiência dos judocas. “No judô, a gente sempre aprende primeiro a cair, para depois derrubar. As aulas começam com a parte de queda, rolamentos, para ensinar o aluno a cair e não ter machucados. Os iniciantes aprendem isso e, depois, vão aumentando os níveis destas quedas e rolamentos”, explicou a sensei Milana.

Para o dojô, local onde ocorre a prática de artes marciais, que recebeu a menção de 2ª melhor equipe do estado no sistema de ligas no ano de 2018, o objetivo é atuar como um exemplo para todos. “Acreditamos no judô como um transformador de vidas. Quanto mais pessoas treinando judô, melhor para estas pessoas, melhor para equipe, melhor para a vida deles e melhor para as famílias”, pontuou Milana.

Importância social sem sair do tatame

Além dos ensinamentos na sala onde ocorrem a maioria das aulas, o OSS também atua em três escolas do município: Centro Sinodal Duque, EEI Infância Mágica e a EEI Tindolelê. Ainda sobre as atividades, existe um projeto social, idealizado por Leandro e Milana, onde crianças carentes de Sapiranga recebem aulas nos sábados à tarde. “Nós temos uma ideia de conseguir trabalhar forte o judô social na cidade. Trabalhar essa questão para aquele que não têm condições de pagar a mensalidade ou mesmo se deslocar para o centro porque, nos pontos extremos da cidade, temos um pessoal carente, descreveu o sensei Leandro.

A felicidade no ensino e na prática do esporte

Sensei Milana Corrêa. “Hoje, nós temos na OSS muitas famílias que treinam. Os pais trouxeram as crianças e se motivaram, começaram a treinar e hoje um incentiva o outro. As crianças começaram nos menores e hoje já estão em turmas adultas com os pais”.

Sensei Leandro Gonçalves. “Cada faixa etária tem um conteúdo. De 2 a 4 anos, de 4 a 8 anos, de 9 a 13 outro conteúdo e de 13 para cima o adulto. O convite está aberto para todos que quiserem conhecer a nossa escola”.

Benício Morais, aluno. “Eu gosto muito de lutar e de dar ippon”.