Jovem campo-bonense é campeão continental de Taekwondo Infantil

Foto: Lucas Schenkel

Somando expoentes em diversos esportes e modalidades, Campo Bom tem também um campeão continental de Taekwondo: Guilherme Schenkel. Aos 10 anos de idade, Guilherme é mais um jovem do município a se destacar no mundo esportivo, desta vez vencendo a Copa América de Taekwondo, na categoria Infantil.

 

Desde os 6 anos praticante de Taekwondo, Guilherme começou a treinar por esporte, sem nenhuma pretenção. Com o passar dos anos, o desenvolvimento do atleta passou a ser reconhecido e a capacidade técnica de Gui o levou a conquistar o Campeonato Brasileiro Mirim, em 2018. Com a conquista, passou a chamar a atenção de alguns treinadores, momento em que o menino foi treinar em Novo Hamburgo, sob o comando do mestre Adriano Fortes.

Na academia, Guilherme aprendeu lições importantes sobre disciplina, antes mesmo de evoluir suas técnicas de combate. Conforme o professor Adriano, “primeiro vai aprender a lidar com a disciplina, para depois, com o decorrer do tempo, aprendendo a lutar”, explica o mestre que, em contato com os pais, deixa claro as prioridades e normas da academia para todos os atletas que desejam praticar a modalidade no local.

Em 2019, o menino não competiu no brasileiro por conta dos valores que envolviam a ida do mesmo para Pernambuco e, no ano passado, se juntou ao grupo de atletas parados por conta da pandemia. Neste ano, de volta às competições, Guilherme venceu o infantil do americano no esporte.

Somando dois títulos com apenas 10 anos e sendo um deles a nível continental, Guilherme vem mostrando grande potencial para figurar entre os nomes nacionais do esporte. “Como eu havia falado, Guilherme é diferenciado. Tem potencial de ser um grande atleta, e olha que eu já dou aula há 30 anos”, descreve o treinador, citando o potencial do atleta. Guilherme, por sua vez, cita que seu sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas, conforme comenta Lucas Schenkel, pai do taekwondista.

Orgulho de pai e mestre

Lucas Schenkel, pai de Guilherme. “Já fazem quatro anos que ele está nesse esporte. Mas ele começou por esporte mesmo, aí começou a praticar e não parou mais. Pra ele é um hobby. Orgulho por saber que ele está fazendo uma coisa que gosta e faz muito bem”.

Adriano Fortes, mestre de Guilherme.
“Guilherme é diferenciado. Tem potencial de ser um grande atleta. Quando levo o Guilherme em competições, os outros mestres perguntam para mim se eu estou com o ele. Já é conhecido até pelos outros mestres por se destacar nas lutas”.

Próximos passos

No ano que vem, Guilherme terá mais uma competição importante, o Brasileiro de Taekwondo, na categoria Infantil. Campeão em 2018 no mirim e distante dos jogos em 2019 e 2020 por questões financeiras e pela pandemia, Guilherme busca o título e, para isso, pede o auxílio de alguma empresa que tiver interesse em patrocinar o sonho do atleta.