Jovem arariquense caminha fora do Brasil para se tornar um atleta profissional

Araricá – Caminhando para o sucesso. Na verdade, em um ritmo mais acelerado, pois o jovem Tauan Lyra, de Araricá, se aproxima do primeiro ano de bolsa-atleta nos Estados Unidos, aprendendo e qualificando ainda mais suas habilidades no atletismo.

 

Ainda na adolescência, Tauan chegou a compor as categorias de base do Internacional. Mas, por se tratar de um esporte coletivo, onde todos precisam estar na mesma sintonia, o arariquense já desviava sua atenção para fora dos gramados. Aos 14 anos, ele decidiu encarar as modalidades do atletismo e, desde então, foi ganhando destaque no cenário estadual e nacional.

Em agosto do ano passado, por conta dos bons resultados, dos campeonatos vencidos – e até mesmo pelo fato de já estar cursando educação física, Tauan conseguiu uma bolsa de estudos como atleta na Washburn University, uma universidade americana no estado do Kansas. Lá, ele possui cobertura 100%, seguindo a trajetória no esporte e dando continuidade aos estudos, cursando Ciência dos Exercícios e Cinesiologia.

Segurando o passo

Em solo americano, Tauan se deparou com um pequeno contratempo nas competições; o gaúcho já havia participado de diversas competições, estaduais, nacionais e até internacionais, e por isso precisou aguardar a primeira temporada passar para poder competir por completo.

Em agosto deste ano, a temporada 22/23 inicia com a “base”, uma espécie de pré-temporada, momento em que Lyra poderá ingressar com tudo nos campeonatos. Em dezembro, os jogos indoor (ginásio fechado) iniciam e seguem até março. De abril a junho, a temporada outdoor (aberto) começa, momento em que o atletismo nos EUA também terá o brasileiro como competidor ativo.

EUA x Brasil

Fora de casa, Tauan Lyra cita a saudade da família, mas menciona que todos entendem o propósito e que este é um passo importante para a carreira do atleta. “Agradeço bastante a minha família, que me ajudou e sempre me incentivou. Somos de origem humilde, mas sempre (os pais) me incentivaram, nunca deixaram de acreditar nos meus sonhos”.

A ida aos Estados Unidos também se vale pela estrutura e incentivo local. No país onde vive atualmente, o jovem de Araricá destaca a cultura local e tudo que é oferecido para os atletas, seja americano ou estrangeiro. “No Brasil o esporte não tem a mesma valorização, as mesmas oportunidades. Aqui nos Estados Unidos, se tu és um atleta do meu calibre no salto em distância tu consegue bolsa em várias universidades em qualquer estado. Cada vez mais os brasileiros estão ganhando espaço nos EUA, que valorizam quem é atleta/estudante, dando bolsa 100% para representar a faculdade pelo esporte”.

Recorde brasileiro e modalidades

Há quase 10 anos, Tauan detém o recorde Sub-16 brasileiro de salto em distância, alcançando 7,14m. Essa modalidade, que integra a série de desafios do atletismo, é a especialidade do jovem, que também participa das competições de salto triplo, velocidade (100, 200 e 400m) e, caso necessário, também compete nos revezamentos.

– Estadual Sub-14 – Distância 6.12
– Estadual Sub-16 – Distância 7.14
– Estadual Sub-16 – Triplo 13.70
– Estadual Sub-18 – Medley 2.03 (equipe)
– 7 vezes Top-3 Brasil no salto em distância nas categorias Sub-16, Sub- 18, Sub-20 e Sub-23 e campeonatos Brasileiros Universitários. 1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes
– Brasileiro Sub-16 – Distância 7.14

Atualmente, Tauan concilia o dia a dia entre estudos, treinos e o trabalho. Ele conta que onde mora é diferente do Brasil, onde as aulas acontecem somente em um período a cada dia. Lá, são algumas disciplinas em sequência, por vezes ocupando toda a manhã ou tarde. Com isso, o turno oposto recebe os treinamentos realizados na universidade, contando com treinadores, fisioterapeutas e nutricionista. À noite, ele atua como supervisor dentro da própria faculdade.