Jonas Araújo projeta o ano e mira mais um mundial

Sapiranga – Ele já viajou por mais de 15 países, foi três vezes campeão mundial de duatlon e duas vezes vice-campeão da competição. Isso sem levar em conta os inúmeros títulos nacionais e estaduais que tem no currículo. Mas, aos 26 anos, Jonas Araújo sabe que pode ainda mais.
O jovem atleta de duathlon (corrida e ciclismo) carrega consigo uma carreira que acumula muitas vitórias, apesar das dificuldades de viver em um país onde os grandes investimentos são feitos somente no futebol. “Atualmente estou sem patrocinador, mas agradeço aos mantenedores dos anos anteriores, como a Feevale, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Sapiranga e Unimed Vale do Sinos, que sempre me ajudaram da melhor forma possível”, destaca Araújo.
Treinando forte para participar de uma série de competições neste ano, Jonas ainda se dedica ao trabalho profissional, atuando como gestor de produtos de corrida em uma loja de Porto Alegre. “Em 2012 fiquei seis meses no Canadá, trabalhando nessa área. Ou seja, na indicação, pesquisa e sugestões de produtos para corrida e triathlon. Quando voltei surgiu a oportunidade de fazer essa mesma função aqui, no próprio Rio Grande do Sul. Atuo como freelancer dessa empresa, pois viver somente do duathlon é muito difícil”, frisa o atleta.O foco de Jonas, no entanto, está em uma competição com grande visibilidade. Em agosto, o objetivo do jovem é participar do Mundial de Duathlon em Ottawa, no Canadá.
A ansiedade pelo tetracampeonato fala mais alto quando, por vezes, a preguiça bate na hora de acordar cedo para o treinamento diário. “Tenho feito dois treinos diários: um das 5h30 às 7h da manhã e outro no final da tarde. O primeiro treino é de corrida e o segundo varia entre ciclismo, treinamento funcional e natação. É cansativo, mas luto pelos meus objetivos!”, ressalta. ;
Formação na área esportiva…
Jonas Araújo ainda vai além na área do esporte. Fora das pistas, o jovem sapiranguense dá show nos estudos. Recentemente, formou-se em Educação Física pela Feevale, um dos seus patrocinadores em anos anteriores. A graduação abriu as portas para Jonas ser professor de triathlon e de corrida, outra função que também exerce no seu dia a dia.
O atleta também já buscou qualificação em língua estrangeira. Sabe falar bem em inglês e destaca que isso o ajuda muito nas viagens internacionais que costuma fazer para participar de campeonatos. Ainda neste ano, mais precisamente em outubro, Jonas Araújo pretende participar da Maratona de Chicago, nos Estados Unidos ou de Macau, na China.