Integração dos jovens na cultura alemã; estudantes na Dezemberfest

Nova Hartz – Desde a infância, inseridos no contexto da cidade. Com essa ideia que Nova Hartz ampliou os momentos celebrados durante a Dezemberfest, através do 1º Jogos Germânicos Escolares. A festa, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de dezembro, também contou com a participação da rede municipal de ensino.

 

O primeiro contato com as escolas foi feito na forma de convite. Através de uma apresentação, a Secretaria de Educação realizou um encontro com as equipes diretivas para tratar da participação dos alunos de forma mais ativa nas festas, colocando-os, também, como protagonistas.

Neste contato, foi exposto aos educandários as atividades cuja participação dos estudantes poderia acontecer. Para além de algumas modalidades dos Jogos Germânicos, a proposta indicava a visitação da Corte e das bandinhas nas escolas, contação de histórias e a participação das escolas no desfile de abertura do evento.

Com isso, a 6ª edição da Dezemberfest teve a inserção dos jovens como destaques da festividade, com a participação da Emef Bernardo Lemke (com duas equipes nos jogos), Emef Primavera e EEEM Elvira Jost.

Desafio temático aos participantes

Para marcar o início do evento, as escolas de ensino fundamental e ensino médio do município foram convidadas a marcar presença no desfile de abertura. A oportunidade foi, também, de desafio aos alunos.

Isso porque a decoração do veículo a ser utilizado coube às próprias escolas. Com isso, as caminhonetes, tratores ou carros utilizados não estavam decorados tão somente com as características germânicas do evento, mas, também, com os detalhes únicos de cada centro de educação.

A inserção das escolas na programação da Dezember também passou por atividades nos educandários. Através de visita das Soberanas, houve o momento de contação de histórias na educação infantil e, em outra oportunidade, a Corte esteve acompanhada de uma bandinha típica, onde a alegria foi instigada com escolas do ensino fundamental e ensino médio.

Disputa pela premiação e detalhes dos jogos

Já nos Jogos Germânicos Escolares a definição foi de que os alunos poderiam participar da Corrida das tamancas, Perna de Pau, Carrinho de Mão, Knips (jogo de botão) e Cabo de Guerra. Na etapa escolar, as modalidades e categorias foram organizadas pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs “Volkstanzgruppe Talquelle”, de Nova Hartz.

As regras indicavam que cada escola poderia ter apenas 10 participantes, sendo a partir do 6º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio, um professor e/ou integrante da equipe diretiva responsável pela equipe e os uniformes seriam as camisetas das escolas.

Como reconhecimento, medalhas foram entregues aos três primeiros lugares e, para a escola campeã geral, um troféu e um vale lanche foi concedido a todos os integrantes da equipe. A integração dos alunos objetivou a diversificação de atividades da festa e a lembrança de tarefas e brincadeiras dos imigrantes alemães na época da colonização.