Handebol em Campo Bom acompanha o sucesso da cidade

Foto: Emerson Santos/PMCB

Campo Bom é cidade polo nos esportes e isso não é novidade para ninguém. Além de grandes corredores, futebolistas e os tradicionais jogadores de bocha, a cidade também se destaca por suas equipes de handebol.

 

Começamos falando da Associação Esportiva Campo Bom (AECB), equipe que surgiu em 2011 e integrou o handebol em suas atividades em 2016. Hoje, as atividades contam com mais de 150 atletas, entre as categorias mini handebol, mirim masculino e feminino, infantil feminino, adulto masculino e feminino e master feminino, além de um contrato firmado com uma universidade da região.

Além da AECB, a cidade conta também com o Programa Acolher. Desenvolvido pela prefeitura, o projeto contempla jovens do município com diversas atividades, entre elas, o handebol. Na modalidade, são mais de 10 anos de formação de atletas e também de diversão para toda a criançada.

Associação Esportiva Campo Bom

Atualmente presidida por Rogério Menezes, a associação pratica o esporte em três formatos. Escola de Handebol: trabalha a formação de atletas e inserção destes em eventos esportivos, enquanto, também, desenvolve habilidades motoras nos mais jovens; Equipes de Rendimento: participa do estadual no juvenil feminino e no adulto masculino e feminino; Programa Universitário: através do convênio, propõe o esporte e ainda apresenta gratuidade de créditos.

Entre as recentes conquistas, a AECB foi campeã Gaúcha 2022 Adulto Feminino e Bicampeã do Aberto de Sapucaia do Sul 2021/22, competição que possui a chancela da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) como polo do mini handebol.

Programa Acolher – Handebol

A iniciativa do Programa contempla vários jovens por todo o município. No esporte, os treinos acontecem desde 2010.

O ano de 2023 se inicia com boa participação da comunidade no handebol, atualmente com aproximadamente 120 alunos nas categorias infantil, cadete e juvenil masculino. Nos resultados, a equipe soma um vice-campeonato gaúcho em 2021 e a terceira colocação no estadual em 2022, ambos no infantil masculino. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, descreve a importância deste projeto. “O objetivo do projeto é garantir que estudantes campo-bonenses tenham uma opção de atividade esportiva com a qual se identifiquem”.

Parabéns à cidade e destaque às atividades com os jovens através do Programa Acolher

Simone Schneider, secretária de Educação: “Nem todos os meninos ou meninas se interessam pelo futebol, por isso são realizados treinos de handebol e entre tantos outros. A atividade, no contraturno escolar, tem o objetivo de promover cidadania, trabalhando conceitos como empenho e companheirismo”.

Rogério Menezes, presidente da AECB: “A AECB parabeniza a cidade pelo aniversário e tem orgulho de fazer parte da história de um dos melhores e mais estruturados municípios do estado”.