Gaúchos sobem ao pódio em competições de parapente em Goiás

Foto: Divulgação/FGVL

Sapiranga/Estado – Os pilotos gaúchos de parapente mostraram mais uma vez a sua força. Desta vez, nos céus de Goiás, os atletas representantes da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL) alcançaram bons resultados e subiram ao pódio na Copa Brasil Sport e no Circuito Centro-Oeste (CICO) de Parapente. As competições ocorreram paralelamente entre os dias 7 e 11 de junho, em Formosa (GO), e cada evento reuniu cerca de 80 competidores de vários Estados do País.

 

Na Copa Brasil Sport, Mauro Carbelon (Gramado), do Clube Serra Grande (Igrejinha), foi vice-campeão da classe Sport. Já na Sport Light, os atletas filiados à Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), Eduardo da Silva (Portão) foi o vencedor, e Fábio Gomes (Bento Gonçalves) ficou na segunda colocação.

No CICO, os atletas Eduardo da Silva e Fábio Gomes inverteram os papéis. Pela classe Sport Light, Gomes foi o campeão e Silva ficou com o vice. Mauro Carbelon subiu novamente no pódio após o segundo lugar da categoria Sport. Na Open, Carbelon também se destacou e garantiu a terceira colocação. Quem também levou seu troféu para casa foi o piloto e presidente da FGVL, Flávio Pinheiro, que foi o quinto colocado na classe Open, do Circuito Centro-Oeste.

Equipe AGVL de Parapente oportuniza experiência aos pilotos

O projeto Equipe AGVL de Parapente, que tem financiamento do Governo do Estado e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio de Família Geisse – Vinhedos de Terroir e apoio da Prefeitura de Sapiranga, proporcionou aos atletas integrantes da iniciativa experiências importantes com as disputas da Copa Brasil Sport e Circuito Centro-Oeste, em Goiás.

Em 2022, o time gaúcho veio com sua equipe principal e alcançou ótimos resultados. E, neste ano, não foi diferente com os atletas da categoria Sport Light. O treinador da AGVL, Flávio Pinheiro, ressaltou que o objetivo é fazer com os pilotos das classes Sport e Novatos possam melhorar suas técnicas de voo, participando de campeonatos fora do RS. Fábio Gomes e Eduardo da Silva, que disputam na categoria Sport Light, trouxeram na bagagem os títulos do CICO e da Copa Brasil Sport, respectivamente. Participaram ainda os pilotos Alex Trombini, Cristiano Model e Lucas Bonfadini.

Os próximos voos da Equipe AGVL de Parapente acontecem ainda neste mês de junho. Entre os dias 20 e 26, os pilotos vão encarar uma semana de treinos de distância livre, em Jaraguá (GO). A próxima competição será o X Cerrado, que também ocorrerá em Jaraguá, de 15 a 22 de julho.

Por Gustavo Henemann