Galera de Sapiranga manda bem no Downhill

Vários obstáculos surgem em meio a trilha na descida Foto: Divulgação

Sapiranga – Com pontos com geografia ideal para a prática do downhill, somada a estruturas adequadas disponibilizadas para treinos e competições, o surgimento de talentos no esporte não é nenhuma surpresa. Uma prova disso é o sapiranguense Leonardo Becher da Silva, de 16 anos, que soma diversas conquistas. O gosto pela modalidade que consiste em descer com uma bicicleta por trilhas inclinadas e cheias de obstáculos, como pedras, galhos e raízes, surgiu quando o adolescente tinha 12 anos e por influência de um amigo. O jovem talento já foi quatro vezes campeão gaúcho, duas vezes campeão brasileiro, conquistou o terceiro lugar do pan americano no ano passado e neste ano, na Argentina, ergueu a taça de primeiro colocado no pan, na categoria Cadetes B.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Marcos Lorenz, ressaltou a qualidade oferecida pelo município para o esporte. “É importante destacar a qualidade técnica da pista de Sapiranga, onde já realizamos etapas do Campeonato Brasileiro de Downhill”, declarou. Claro que, os atletas de sucesso da região possuem muito mérito nas conquistas. Leonardo, por exemplo, treina downhill três vezes na semana, além dos treinos na academia e a pedalada.

Sapiranga sedia disputa do Pan Americano em abril

O município de Sapiranga será sede do Pan Americano de Ciclismo Downhill, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril deste ano, na propriedade do advogado e entusiasta do esporte Cícero Paiva. A expectativa é que participem 22 países, do Canadá ao Chile. A cidade gaúcha foi escolhida porque Sapiranga apresenta bons recursos de logística, pois, além de ser próxima a Porto Alegre e com isso ter proximidade com o aeroporto e vias de acesso fáceis, a própria pista tem vias de acesso para resgate.