Futebol profissional do 15 de Novembro de Campo Bom deve retornar em 2020

Campo Bom – O tricolor campo-bonense deve voltar aos gramados profissionais em 2020, cinco anos depois de sua última participação em uma competição oficial.

De acordo com o responsável pelo futebol do 15 de Novembro, Marcos Feltes, as tratativas estão em andamento para o retorno da equipe profissional. “Assim que tivermos concluídos os trabalhos de acertos contratuais, comunicamos de forma oficial nosso retorno”, afima Feltes.

Em 1994,  o time profissionalizou seu departamento de futebol, disputando a 2ª divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol e sagrando-se vice campeão.

“Anos dourados”

As maiores campanhas da história do clube, viriam no início dos anos 2000.

Em 2002, o 15 de Novembro chegou às finais do Gauchão, disputando o título com o Internacional e terminou como vice-campeão da competição. No ano seguinte, novamente finalista do Campeonato Gaúcho, tendo novamente o Internacional como adversário e repetindo o resultado e a segunda colocação.

Em 2004, o 15 de Novembro fez grande campanha na Copa do Brasil, alcançando as semifinais. Perdeu a vaga na final para o Santo André, que seria o campeão. No ano seguinte, o tricolor de Campo Bom, seria finalista do Campeonato Gaúcho pela terceira vez, entretanto outra vez o Internacional conquistaria o título sobre o 15. No Estádio Beira-Rio, vitória do adversário por 2 a 0. Na partida de volta, no Sady Arnildo Schmidt, o 15 de Novembro devolveu o placar no tempo normal e foi para a prorrogação com a vantagem do empate para ser campeão. Porém, foi derrotado por 2 a 1 e terminou vice-campeão estadual pela terceira vez.

No ano de 2006, o 15 de Novembro sagrou-se campeão da Copa Emídio Perondi, derrotando a Ulbra-RS, em Canoas, por 3 a 1 na primeira partida, e por 3 a 0 no jogo disputado em Campo Bom. Fez boa campanha na Copa do Brasil daquele ano, eliminando o Grêmio na segunda fase e conseguindo a classificação para as oitavas-de-final, quando foi eliminado pelo Volta Redonda.

Queda e o encerramento das atividades profissionais

No ano de 2007, o 15 de Novembro não foi bem no Campeonato Gaúcho chegou apenas ao 11°, já em 2008 teve apenas uma vitória ficou em 15° e foi rebaixado, sem patrocínio o “15” fechou as portas do time profissional

Em 2013, o 15 de Novembro voltou ao futebol profissional depois de cinco anos sem atividades, com uma equipe jovem, o 15 conseguiu apenas o 13 ° na Terceira Divisão Gaúcha e o 6 ° na Copa Metropolitana.

Em 2015, o clube decidiu encerrar novamente o departamento de futebol.

Agora a expectativa de retorno do time profissional, pode reescrever novas páginas na história centenária do clube .

Fotografia: PMCB