Final do Gaúcho de Parapente 2021 acontecerá em Sapiranga no mês de de dezembro

Foto: Prefeitura de Sapiranga

No próximo fim de semana, dias 4 e 5 de dezembro, acontece em Sapiranga a 6ª e última etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente 2021, no Morro Ferrabraz, na rampa que tem quadrantes de decolagem, Leste (E) e Oeste (W), passando por Sul (S). A competição será promovida pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) e Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), com o apoio da Prefeitura.

 

A final do Gaúcho de Parapente vai reunir pilotos de todas as regiões do Rio Grande do Sul, divididos nas categorias Open, Serial, Sport e Sport Light. Os três primeiros de cada categoria serão premiados com troféus. Para participar do evento é preciso ser filiado a CBVL e possuir a Certidão de Aerodesportista (Anac).

O regulamento da competição pode ser acompanhado no site da FGVL http://www.fgvl.com.br/

ACESSO DO PÚBLICO

O acesso de veículos e pedestres ao Morro Ferrabraz será liberado, mas é preciso que o público respeite as áreas de decolagem, deixando o espaço livre para os pilotos/competidores. Na questão do tráfego, a Guarda de Trânsito Municipal lembra que os condutores precisam tirar a senha, com o agente de trânsito aos pés do morro, de acesso às rampas. Também há o alerta de que o estacionamento junto às rampas de decolagem, no alto do morro, só comporta cerca de 50 veículos.

AS RAMPAS DO FERRABRAZ

O Morro Ferrabraz possui duas rampas de voo livre, uma maior de quadrante sudeste e outra menor, de quadrante sudoeste. Ambas são gramadas e possuem estrutura para decolagem de asa-delta e espaço para decolagem de parapente.

RAMPA SUDESTE – Possui aproximadamente 55 metros de extensão, o que proporciona a decolagem de até quatro pilotos simultaneamente. Mais alta que rampa oeste e com uma área para a preparação do equipamento como montagem das asas e checagem dos parapentes de muitos pilotos ao mesmo tempo.

RAMPA SUDOESTE – Permite decolagem de até dois pilotos simultaneamente. É uma rampa mais baixa, com maior inclinação e pouco espaço para checagem dos equipamentos. Conta com rampa de aço para facilitar a decolagem de asa-delta. Fácil decolagem para asa-delta e mais restrita e técnica para parapente devido a limitação de espaço para a “corrida”.

Por Prefeitura de Sapiranga