Feevale garante educação e cidadania através do esporte

Formação | Projetos esportivos da universidade buscam manter parceria estreita com moradores, instituições e o poder público

Região – Os projetos esportivos desenvolvidos e apoiados pela Universidade Feevale em 2014, integraram mais de 500 pessoas (entre crianças, jovens e acadêmicos) em diferentes modalidades.
Com projetos distintos e objetivos específicos (confira box ao lado), a instituição busca também incluir socialmente a juventude, especialmente, aqueles que residem em áreas de vulnerabilidade e exclusão social.
Um dos projetos mais exitosos da instituição na área esportiva é o Futsal Social, desenvolvido com a União Jovem do Rincão (UJR), de Novo Hamburgo. “Este é um projeto antigo, onde jovens têm acesso a atividades complementares, além das aulas de futsal”, comenta a professora e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Feevale, Gladis Luisa Baptista.
Em parceria com as prefeituras de Campo Bom e Novo Hamburgo, a Feevale mantém outro projeto esportivo, denominado de Vivenciando e Aprendendo o Esporte. Em Campo Bom, os estudantes da Escola Municipal Marquês do Herval participam de aulas de esportes com raquetes. “Estes momentos são acompanhados por professores e bolsistas de extensão, que repassam instruções aos estudantes, buscando a integração e a inclusão social dos alunos”, destaca a pró-reitora, Gladis Baptista.
Atletas de modalidades individuais também contam com apoio 
Atletas que disputam modalidades olímpicas, como o atletismo, judô, natação e o xadrez também recebem o apoio da Feevale. “Nestas modalidades, contamos com estudantes da Escola de Aplicação e também da Graduação. Estes estudantes participam dos Jogos Gaúchos (JIRGS) e dos torneios e competições nacionais das modalidades”, explica Gladis.
Entre os atletas que se destacaram nas últimas competições estão os nadadores, Lucas Borcart e Vanessa Scheffler Silveira.