Estudantes do Duque exercitam corpo e mente

Jogos 24h | Evento que acontece a cada dois anos na escola sapiranguense mobilizou alunos de cinco turmas

Sapiranga – Das 14h da última sexta-feira (7) até o meio-dia de sábado (8), 95 alunos do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga – Duque de Caxias estiveram envolvidos nos Jogos 24h, um evento que a escola promove de dois em dois anos, que traz para os alunos um dia inteiro de atividades diversas. Os alunos chegaram ao Ginásio da escola – na Avenida 20 de Setembro – na tarde de sexta e permaneceram lá até o meio-dia de sábado. A ideia da iniciativa é desenvolver, entre outras capacidades, a autonomia dos alunos – embora pudessem pedir uma ou outra ajuda aos pais, os estudantes deveriam tentar resolver as tarefas entre si. Os Jogos envolveram os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, cada turma formando uma equipe.

Além de tarefas esportivas – o primeiro desafio das equipes na sexta-feira foi um jogo que combinava pingue-pongue e basquete -, os alunos também enfrentaram desafios teóricos, questões envolvendo raciocínio lógico e também tarefas práticas de culinária – como os alunos estariam “confinados”no Ginásio até o meio-dia de sábado, eles tiveram de providenciar o seu próprio café da manhã, neste dia.

“Com os Jogos, queremos que os alunos já pensem no futuro, na vida de trabalho pós-Ensino Médio. Aqui, eles precisam trabalhar em equipe, aprender que às vezes é preciso trabalhar com pessoas que não são necessariamente amigas deles, mas que é preciso cooperação em uma equipe. São aspectos que trabalhamos com os Jogos”, comenta Sérgio Michels, diretor do Centro Sinodal.

Mais trabalho em equipe e menos competição

De dois em dois anos, o Duque também promove sua Gincana, que tem uma duração maior – os Jogos 24h têm uma proposta mais diferente. “Ao contrário do que acontece na Gincana, com os Jogos, os alunos recebem, antes da data de início, uma lista com tudo que vão precisar para as tarefas, até porque a ideia é que eles resolvam tudo dentro do Ginásio. Então eles já têm uma ideia do que vão precisar fazer – por exemplo, para o café da manhã pedimos os ingredientes para um bolo, então eles sabem que irão fazer um bolo”, explica Eliana Haag, uma das professoras da equipe organizadora do evento.

Embora haja premiação para as equipes, o objetivo dos Jogos é desenvolver o trabalho em equipe. “Não queríamos algo tão competitivo, como é na Gincana, mas ações que fizessem os alunos trabalharem em conjunto. Os Jogos começaram com uma iniciativa do Grêmio da Escola, eu e outros professores apoiamos e neste ano estamos assumindo a organização”, comenta Rosângela Carraro, professora e uma das organizadoras dos Jogos.