Equipe MC Tubarão, de Campo Bom, lança Ford GT40 para defender título

Um carro para marcar o mundo do automobilismo gaúcho e brasileiro. Nesta semana, a MC Tubarão lançou seu bólido para a disputa das 12 Horas de Guaporé, prova que retorna ao calendário após 30 anos e que será disputada a partir das 22 horas deste sábado, 12, no Autódromo Internacional de Guaporé. E para defender o título conquistado em 1992, ainda com o fundador Carlinhos de Andrade, Victor Steyer e Paulo Bergamaschi, e alcançar o bicampeonato, o time de Campo Bom buscou inspiração no filme Ford x Ferrari para construir um Ford GT40 Silhouette, num projeto que ficou pronto em tempo recorde: 28 dias.

 

O piloto Tiel de Andrade garantiu que o período foi de muito trabalho e dedicação de toda equipe de mecânicos desde o final de janeiro. Inclusive, ele agradeceu a todos os colaboradores e parceiros que acreditaram no potencial da MC Tubarão para o desenvolvimento do carro. “Depois da venda repentina do nosso Aldee que correu na Super Turismo RS em 2021, no finalzinho de janeiro veio a ideia de projetar um carro com a bolha de um Ford GT40, carro que fez história em Le Mans no passado. Agradeço a toda nossa equipe e terceirizados que nos ajudaram na construção do carro”, destacou Andrade, que ainda não definiu os companheiros de pilotagem.

Para a disputa das 12 Horas de Guaporé, o carro terá um layout inspirado no Ford Focus #5, último veículo pilotado por Carlinhos de Andrade, patriarca da família e falecido em 2019. “Com certeza vai ser um evento para ficar na história. Eu que já participei de 22 edições em Tarumã, vou agora para a primeira em Guaporé. Lembro como se fosse hoje, que em 1992 fiquei sentado no paddock em cima do box da nossa equipe, atento durante toda a noite quando meu pai junto com os companheiros Victor Steyer e Paulo Bergamaschi cruzaram a linha em primeiro lugar a bordo de um Opala”, recordou.

Os treinos livres das 12 Horas de Guaporé começam nesta sexta-feira, 11, e serão em três horários: das 11 horas ao meio-dia, das 15 às 16 horas, das 20 às 22 horas. No sábado, a tomada de tempo para definição do grid ocorre das 9h20 às 9h35.

A corrida em Guaporé terá início às 22 horas de sábado e encerrará às 10 horas de domingo (13). Haverá transmissão ao vivo pelos canais Curva do S e High Speed TV no YouTube, youtube.com/curvadoesseyoutube.com/highspeedtvbr, no Facebook, facebook.com/12horasdeguapore e facebook.com/superturismors. Ingressos no local a partir de 20 reais para área camping e 50 reais para credencial de boxes. Vale lembrar ainda que as duas primeiras horas de prova serão válidas pela Summer Race e 1ª etapa do Endurance RS.

A MC Tubarão tem apoio de Pneus Yokohama, Viemar Automotive, Eurobike, InFlow Filtros de Ar, Tecpads, DNK Automotive, Cartoprint Embalagens, ABRO Lubrificantes, ProTune, Dacar Motorsports, Doppler, Walter Tecnologias, Jaques Motorsports, Noko e Nokopiel.

Ficha Técnica

Motor: Ford Duratec 2.3 16v

Potência: 280 cv

Câmbio: Sequencial 6 marchas ST90-14 Gear Box – Sadev

Eletrônica: ProTune

Rodas: BBS aro 18

Pneus: Yokohama (dianteira 280/650/18 e traseira 300/650/18)

Por Assessoria MC Tubarão/Gustavo Henemann