Dos Estados Unidos para o São Leopoldo Mustangs

Para o Brasil ver |  Joe Palano mora em Sapiranga e atua como linebacker e safety pelo time de futebol americano 
Sapiranga – Um americano que mora em Sapiranga, dá aulas de wrestling (luta olímpica) em Novo Hamburgo e joga futebol americano em São Leopoldo. Esse é Joe Palano, de 31 anos, norte-americano natural de Buffalo, Nova Iorque, que mora em Sapiranga com a esposa – que é sapiranguense – e sua filha, há cerca de três anos.
“Eu jogava futebol (o americano) quando garoto. Todos jogam, na América. É como o futebol (o brasileiro, com os pés) aqui”, ele conta. “Eu jogava todo dia, com meus amigos. Mas meu esporte principal era o wrestling”.
Há um mês, Joe faz parte do time de futebol americano São Leopoldo Mustangs FA, como volante (linebacker) e segurança (safety). Joe valoriza a iniciativa dos Mustangs. “Tem sido divertido. Temos ótimos jogadores e treinadores. Os Mustangs têm um time de futebol americano legítimo e organizado, estou ansioso para ter muitas vitórias pelo time.”
Amor pelo esporte
Joe é professor particular de inglês, em Sapiranga. As aulas são ministradas individualmente ou para grupos pequenos, já que ele é o único “funcionário” da escola de idiomas, que também oferece a opção de dar aulas na empresa ou residência dos alunos. 
Porém, pelo simples amor ao esporte, Joe dá aulas de wrestling (o esporte que praticava na sua terra natal), na academia Equipe A, em Novo Hamburgo, há quase dois anos. “Além do wrestling, eu também praticava beisebol no colegial”, lembra Joe.
Foi através de um amigo que conheceu a Equipe A, no time de jiu-jitsu (que ele também pratica), que Joe ficou sabendo dos Mustangs. “Um amigo meu, Samuel Fernandez da Silva, o Baiano, me avisou dos testes da seletiva que os Mustangs estavam fazendo. Agora nós dois estamos no time. Sempre gostei de esportes e estou bem interessado em ver a prática dos esportes americanos crescerem no Brasil “, declara Joe.
Mustangs FA
O São Leopoldo Mustangs FA está na ativa desde 2012. O time esteve presente na disputa pelo Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. O clube agora treina para o Gauchão do ano que vem. Além de propagar um esporte incomum na região, o Mustangs também promove campanhas beneficientes, como a Campanha do Agasalho do ano passado.