Criançada pode continuar participando do projeto “Em Sapiranga o Esporte Educacional é Para Todos” nas férias

Sapiranga – O projeto “Em Sapiranga o Esporte Educacional é Para Todos” continua mesmo no período de férias. Com ações realizadas durante o ano todo nas escolas municipais, além dos ginásios e Parque do Imigrante, o projeto conta com diversas modalidades esportivas, como futebol de campo, futsal, skate, vôlei, handebol, basquete e atletismo. Todas as atividades são coordenadas por educadores físicos que atuam na Rede Municipal de Ensino e também por profissionais das modalidades esportivas propostas pelo projeto.

É importante destacar que independente da instituição onde estuda, todos os alunos matriculados nas redes de ensino de Sapiranga (Municipal, Estadual e Particular) podem participar do projeto, sendo que não há a exigência de estudar na escola onde ocorre a oficina.

Entre os esportes oferecidos está o skate, que acontece de segunda a quinta-feira, na EMEF 28 de Fevereiro. Quem acompanha as turmas é o professor Guilherme Kaufmann. Guilherme explica que o skate é um esporte individual e radical, que querendo ou não pode causar ferimentos, assim ele destaca que o desenvolvimento depende da confiança de cada um, que as aulas são realizadas focadas no aprendizado básico e mais geral, para todos os participantes, mas que de acordo com a segurança que cada aluno vai assumindo, começa a arriscar novas manobras.

O que acham os alunos

 

 

Guilherme dos Santos, 11 anos
“Gosto de andar e ter amigos para compartilhar alegria. O skate é um esporte muito bom e as pessoas gostam”.

 

 

 

 

 

 

Henrique de Souza Stein, 10 anos
“Eu venho para conhecer pessoas, brincar, andar de skate, estou no começo e já convidei todos os meus amigos”.

 

 

 

 

 

 

Mateus Patrick Schmitt, 12 anos
“Gosto das manobras. Eu já sabia andar de skate, mas não tinha um. Eu faço vários esportes e gostaria de continuar fazendo”.

 

 

 

 

Atividades

Habilidades motoras se desenvolvem

 

 

Guilherme explica a importância do esporte para o desenvolvimento das crianças: “O skate trabalha habilidades motoras, o principal que a gente vê é o equilíbrio, porque diferente da bicicleta, tu está solto em cima de uma prancha com rodas. Além do equilíbrio, força, consciência corporal, orientação espacial também, o skate trabalha a maioria das habilidades motoras que também trabalhamos nos outros esportes”.

 

 

Como se inscrever

Para participar, basta estar matriculado em uma das três redes de ensino do município. As vagas são preenchidas conforme a disponibilidade em cada modalidade. As inscrições podem ser realizadas diretamente com os professores, nos locais onde acontecem o projeto. É preciso apresentar documento com foto e atestado de frequência escolar. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, através do telefone 3599-9500, ramais 307 e 311.