Competidores de Sapiranga estão se preparando intensamente para os Jogos Paralímpicos Escolares

Foto: Cláudia Silva/Prefeitura Sapiranga

Sapiranga – A inclusão através do esporte é uma ferramenta muito representativa na rede de ensino no município. Já há alguns anos, o projeto de contraturno escolar, voltado para alunos de inclusão, envolvendo atividades esportivas, tem revelado talentos. Para iniciar as atividades de 2024, os paratletas se preparam para as seletivas estaduais das Paralimpíadas Escolares 2024, que serão no dia 24 de fevereiro, em Porto Alegre. O evento, assim como as próximas etapas, são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Quarenta alunos de nove escolas municipais, duas estaduais e Apae de Sapiranga foram selecionados para participar da competição representando a cidade. “Ainda em dezembro, realizamos o festival de paratletismo, que também foi uma forma de ver quem tinha interesse e aptidão para as modalidades. Por causa da competição ser logo agora em fevereiro, os treinamentos já começaram no dia 1º”, comenta a diretora pedagógica da Smed, coordenadora do projeto e educadora física, Ana Andrioli.

Devido a data das provas, os paratletas encerraram as férias de verão mais cedo e já iniciaram os treinamentos na última semana. As aulas começam só no dia 14. Os alunos terão atividade intensiva para se preparar para a competição. Uma reunião com os responsáveis também foi realizada, para esclarecimento de dúvidas sobre o evento, já que a delegação é acompanhada apenas pela equipe técnica. A professora Luciana Sagrillo, que é a treinadora do grupo, salientou aos pais que “para eles (alunos) é uma experiência transformadora. Mesmo que não venha uma medalha, ou uma boa colocação, a autonomia gerada por viajar em competição, e estar entre os colegas sabendo que não são diferentes, e sim um dos atletas que está ali, faz muito bem pra eles. Eles aprendem que podem muito mais e nós aprendemos junto”, destaca.

A equipe do paradesporto de Sapiranga realiza, normalmente, dois treinamentos por semana, na parte da tarde, utilizando a estrutura do Parque do Imigerante. No Paracergs, como era chamada a etapa estadual, Sapiranga já é tradicionalmente a maior delegação do estado e os atletas competirão em modalidades como corrida 60, 100, 200 ou 400m, lançamento de pelota, salto em distância ou arremesso de peso. Com o atingimento de bons resultados, os competidores podem se classificar para as etapas regionais e nacionais dos Parajogos. Na equipe de Sapiranga já temos medalhistas e recordistas em nível internacional.

Por Prefeitura Sapiranga