Clube 19 de Julho participa de mundial de tiro esportivo na Itália

Sapiranga – Em continente europeu, atletas do Clube 19 de Julho participaram do Campeonato Mundial Compak Sporting de Tiro 2022. Ao todo, foram oito competidores da Associação que estiveram em Orvietto, na Itália, na disputa do título deste torneio.

 

O mundial contou com a participação de quase mil atletas, dentre os quais 40 eram brasileiros. Dos competidores nacionais, o melhor resultado veio de João Marcelo de Borba, um dos competidores a representar o Clube.

A disputa do torneio foi entre os dias 14 e 17 de julho. Durante os dias do campeonato, cada atirador precisava acertar o máximo de pratos que conseguisse. Ao todo, 200 discos eram lançados separados por 50 em cada dia. O competidor João Marcelo, melhor colocado entre os brasileiros, acertou um total de 167 pratos.

Pioneiro dos clubes de tiro em Sapiranga, o Clube 19 de Julho vem se destacando na modalidade Fitasc Sporting, que é a de tiro aos pratos, somando bons resultados nas últimas competições.

Com 121 anos de história da sociedade, o Clube participa de competições deste esporte desde 1990. No tiro, o 19 de Julho ainda compete nas categorias Saque Rápido, Percurso de Caça e F. Class, tiro de rifle de 300 a 458.

Relação entre o clube e atleta

A parceria entre o Clube 19 de Julho e os atiradores funciona com reciprocidade. Os atletas usam as dependências da sociedade para treinar e, com o resultado das competições, elevam o nível da associação, o que também possibilita ao clube ser sede de outras competições. “O Clube coloca toda a estrutura a minha disposição. Sempre procurando me auxiliar em tudo que eu preciso. Muitas vezes, estou com alguma dificuldade em alguma parte técnica ou em algum tipo de prato, entro em contato e marcamos dia e horário. O Clube te auxilia, mas o Clube também precisa dos atiradores para que possa continuar seguindo”, explica Marcelo.

40º graus na sombra e paredão de 50 metros; como foi o mundial disputado na Itália

Pela primeira vez na Itália, João Marcelo descreve como foi a competição que o levou a ser destaque em todo o país. “A prova ocorreu em um clube que desconhecíamos, onde era uma antiga pedreira, e isso acabou trazendo aspectos fundamentais, o calor, atirávamos na sombra a 40° graus. Tinham momentos em que atirávamos em um paredão de 50m de altura, ou seja, tínhamos pratos voando acima, e em determinados momentos estávamos em cima dos paredões atirando para baixo”. O atirador, ainda, cita que os brasileiros, em especial os gaúchos, estão equiparados com participantes do mundo inteiro.

Trajetória dentro do esporte

Com destaque no último mundial, João Marcelo de Borba já é experiente no tiro esportivo. Desde 2000, ele compete em níveis estadual e nacional. Antes, participava da caça a exemplo de seu pai e passou ao tiro esportivo pela paixão do esporte e pela forma como o mesmo era competido.

João Marcelo já foi campeão gaúcho de Compak quatro vezes, possui dois títulos do Campeonato Gaúcho de Percurso de Caça, conquistou o Brasileiro de Percurso de Caça, já venceu uma prova nos EUA do Percurso em um Grand Prix Americano, além de outras conquistas. Mesmo com o sucesso no esporte, Marcelo compete por conta própria e não possui apoiadores para os torneios. “É o amor ao esporte que nos faz mover todas as dificuldades que encontramos a frente para poder praticar o esporte”, conta.