Ciclista de Sapiranga percorre 943 km até Santa Catarina

Sapiranga – Um ciclista sapiranguense foi a Santa Catarina e voltou para o Rio Grande do Sul em apenas três dias. André Jaeger, de 37 anos, saiu de sua cidade natal ao meio-dia de sexta-feira, 15. Ele fez o percurso com a bicicleta Speed TSW e após muito esforço, conseguiu o seu objetivo de ir para outro estado pedalando.

André partiu de Sapiranga em direção ao litoral gaúcho, passou por Taquara, Santo Antônio da Patrulha até chegar na praia de Torres. Para recuperar suas energias e reidratar, jantou em um restaurante local. Na mesma noite, seguiu caminho para território catarinense e percorreu 35 km até a cidade de Sombrio, divisa com o RS.

Como já havia escurecido, passou a noite em um vestiário de um posto de combustíveis, após contar ao frentista sobre o trajeto que estava realizando.

No sábado pela manhã, de Sombrio, pegou a sua bicicleta com destino a Florianópolis. Após cerca de 240 km percorridos, com algumas pausas para hidratação, chegou na capital de Santa Catarina às 14h. Depois de um lanche, seguiu 14km até São José, onde encontrou um novo lugar para dormir, também em um posto de combustíveis.

Mário Eduardo Klazer, um dos apoiadores e proprietário da Alfa Bike Shop, de Sapiranga, diz que o estabelecimento procurou incentivar o ciclista de algumas maneiras. “Apoiamos ele já faz um ano e meio. Eu acreditei no André desde a primeira vez que comecei a ver os pedais dele. É um cara esforçado, determinado e de bem com a vida. Então, desde lá, fazemos a manutenção de sua bicicleta”.

O total percorrido por André foi de 943 km. Como aliados nessa longa jornada, utilizou alimentos como barras de cereais, isotônicos, energéticos, ovos cozidos e pastilhas para hidratação. Para a manutenção, levou junto um kit para remendo, um pneu e quatro câmaras extras. E para uso pessoal, materiais de higiene e roupas.

Pista estreita e desgaste físico entre dificuldades

Durante a trajetória de ida, André afirma que as suas principais dificuldades foram o clima do percurso e condições de algumas pistas. “Como eu fiz pedais alguns dias antes, tive algum desgaste maior, mas eu me recupero rápido também. Na ida, saí de Sapiranga às 2h da manhã, mas por causa da forte chuva parei em Taquara e voltei para casa. E acabei saindo novamente às 11h45. Durante o trajeto, algumas pistas dificultam o trajeto, como no Morro dos Cavalos, em Palhoça, pois não tem acostamento e é uma grande subida”, explica André Jaeger.
No domingo pela manhã, o ciclista iniciou seu trajeto para retornar ao Rio Grande do Sul. De São José, voltou para Sombrio onde dormiu novamente no vestiário do posto de combustíveis. E na segunda-feira de manhã percorreu cerca de 220 km para voltar a Sapiranga, onde chegou às 19h. Jaeger já pedala há algum tempo, porém nunca tinha percorrido um longo trajeto, como ir até Santa Catarina. E para realizar esse seu sonho, um dos apoiadores foi a Alfa Bike Shop, de Sapiranga.

Texto: Diego Moraes

Fotos: Arquivo pessoal