Campo Bom será palco do Brasileiro de BMX novamente

Neste final de semana | São 34 categorias oficiais na disputa

Campo Bom – Neste final de semana, a pista de BMX de Campo Bom será palco, novamente, do Brasileiro de BMX. O evento, que é o principal torneio do calendário nacional do BMX, conta para os pilotos como pontos válidos para o Ranking Nacional e Ranking Internacional UCI. Dentre os pilotos, estarão Thales e Julia Schuler, os irmãos sapiranguenses que competem pela Liga Campo-Bonense de Bicicross.

Os pilotos irão competir em 34 categorias oficiais e em três categorias promocionais, que são Balance Bike (até 4 anos), BMX Especial (APAE) e MTB Open.

No sábado, 1º, os treinos oficiais começam as 8h30min e as 14h40 ocorrem as classificatórias. Já no domingo, 2, os treinos oficiais começam as 8h, as 10h15 tem início as competições e as 16h30min ocorrem as premiações de todas as categorias.

Para a classe Championship, compostas pelas categorias Elite e Junior (masculino e feminino), existem dois títulos nacionais: Time Trial (prova contrarrelógio individual) e Racing (disputa em grupos separados por baterias). Todos os pilotos devem participar da prova Time Trial, conforme regulamento UCI. A classificação geral do Time Trial será utilizada para distribuição das baterias na prova Racing, que acontece no dia seguinte.

O Campeonato Brasileiro de BMX 2017 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) e Liga Campo-bonense de BMX, com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Bom, através da Secretaria de Esporte e Lazer. (Com informações de www.cbc.esp.br)

Atenção ao trânsito

Em razão do campeonato, haverá uma alteração no trânsito do município: até domingo (2), o trânsito estará bloqueado na Avenida dos Estados, no trecho entre as Avenida João XXIII e Rua Aimoré. Também estará fechado o trecho da Rua Aimoré entre as duas pistas da Avenida dos Estados. Na segunda-feira, 3, o trânsito volta a ser liberado nas vias.

Os irmãos Schuler

Os atletas Julia e Thales Schuler, que foram destaque e trouxeram títulos do Campeonato Pan-Americano e na etapa do Latino Americano, irão participar do Brasileiro de Bicicross, em Campo Bom. Embora sejam sapirangueses, os dois irmãos competem pela Liga Campo-Bonense de Bicicross. Thales pratica o bicicross desde os três anos de idade. “Com oito anos, falei para o meu pai que queria andar. Mas parei quando vi que não tinha jeito pra coisa”, revela Julia. Depois de alguns anos, Julia voltou a treinar. “Aí não parei mais. Meu pai me levou para o Campeonato Brasileiro, em Americana/SP em 2014, aí fiquei em terceiro. Quando voltei pra casa, comecei a treinar um monte”, lembra a atleta.

O sonho e objetivo dos irmãos é fazer parte da seleção olímpica de Bicicross. Para isso, a família, que respira BMX, planeja morar fora do país. “As pistas são muito diferentes e melhores no exterior”, conta Julia. Entre os dias 25 e 30 de julho, eles disputam o Mundial de BMX, nos EUA.