Campo Bom lança o atletismo como mais uma modalidade do Programa Acolher

Sapiranga –  Na última semana, mais um importante passo foi dado para o desenvolvimento da parceria entre educação e esporte no município de Campo Bom. Em um evento no Ginásio do Cei, foram entregues vários equipamentos para o lançamento oficial da inclusão das modalidades de atletismo do Programa Acolher, que já atende centenas de crianças na rede pública municipal através de modalidades como Futebol,Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Judô e ainda o Xadrez, que é praticado em núcleos nas escolas e Natação, que está temporariamente suspensa, mas é praticada na piscina do Cei.

 

Esse braço do programa vai ser coordenado pelo educador físico Lucas Zabot, que já realiza este tipo de treinamento desde 2014 com alunos da Emef Morada do Sol e também da Emef Borges de Medeiros. “Agora, a Prefeitura tendo essa importante ação de ampliar o projeto com mais núcleos de treinamento, vamos conseguir atender mais alunos”, comemora o professor.
Entre os equipamentos adquiridos estão barreiras para salto, sapatilhas de corrida, pesos, cones, discos e dardos. O investimento é de mais de R$ 18 mil.
O incentivo ao esporte ainda em idade escolar é uma excelente ferramenta de aprendizado e formação do cidadão, como comentou, na ocasião, o prefeito Luciano Orsi. “Nós temos muitos talentos aparecendo e o que a gente precisa para incentivar isso é oferecer oportunidades para eles; é uma satisfação muito grande para nós”, destaca.

Contato com atletas olímpicos

O trabalho que já é praticado na escola Morada do Sol, e que agora vai ser ampliado para toda a rede, já deu os primeiros resultados. A aluna do 9º ano, Raíssa de Lima Grielber, conquistou no mês passado, três medalhas na categoria sub-16 no Estadual de Atletismo, onde ficou com medalha de prata na prova de 250m, no salto em distância e no revezamento 4x75m. Raíssa já é atleta da Sogipa (Sociedade Ginástica de Porto Alegre), um clube de referência nacional na formação de atletas de elite.
Na entrega dos equipamentos para os alunos, integrantes do Programa Acolher, a Sogipa esteve representada pelo José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, que foi treinador da equipe brasileira de atletismo nas Olimpíadas de Tóquio e também pelos atletas Samory Uiki e Almir Cunha dos Santos, que disputaram provas de salto no Japão.

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom

“É uma satisfação muito grande para nós, com certeza vai ser um marco na história do Acolher. Estamos trabalhando também na renovação da nossa pista de atletismo, que também vai dar outra condição para desenvolver essas modalidades aqui em Campo Bom. Então, é só alegria e vamos seguir trabalhando forte para os nossos jovens e para as nossas escolas, e o nosso Programa Acolher, como um todo”.

Simone Schneider, secretária de Educação

“Investimos na compra de equipamentos para a prática do atletismo, que abre o leque de opções aos alunos em termos de esporte. Acreditamos que agora, mais crianças e adolescentes terão interesse por essa prática esportiva”.

Lucas Zabot, professor de Educação Física

“Com esses materiais comprados, vamos ter muito mais oportunidade de formar novos atletas, mais alunos competindo, mais alunos praticando esportes que é a base da nossa sociedade. Então, tem tudo pra dar certo esse projeto”.

Raíssa Grielber, aluna do programa e vice-campeã estadual

“Eu estou muito feliz que o projeto está crescendo, porque no começo éramos os ‘azarões’ de Campo Bom nas competições e, agora, a gente está expandindo e trazendo oportunidades para mais gente competir e eu fico feliz por isso”.