Campo Bom inicia a 37ª edição das Olimpíadas Escolares

Campo Bom realizou a abertura oficial da 37ª Olimpíadas Escolares. O evento, também tratado como Jogos Escolares, marca a inserção de crianças e adolescentes do município no meio esportivo, aliando a educação e o esporte ao desenvolvimento dos jovens.

 

A cerimônia oficial estava prevista para acontecer na nova pista de atletismo, mas foi transferida por conta do tempo instável. Representantes de todas as escolas municipais, estaduais e particulares campo-bonenses, bem como integrantes do secretariado, do Legislativo e nomes históricos do clube 15 de Novembro prestigiaram a abertura no Ginásio Municipal Karl Heinz Koppitke durante a manhã de segunda-feira (22).

No início deste mês, os jogos já aconteceram em algumas modalidades. Entre os dias 8 e 12, o handebol, nas categorias Sub-15 e Sub-17, já foi realizado. Além deste, algumas provas de atletismo já foram disputadas contando para as Olimpíadas.

Novembro deverá ser o mês de desfecho do encontro entre as escolas. Em seu encerramento, os Jogos Escolares contarão com premiação geral em todas as modalidades e categorias, que será realizado no Teatro do CEI com todos os alunos e atletas vencedores.

Novidades para este ano

Bem recebida pela comunidade escolar e também pelos pais, alguns esportes testados na última edição ganharão mais atenção neste ano. É o caso do futevôlei e do vôlei de areia, que obtiveram bons desempenhos e serão retomadas em 2023.

Além deste, o basquete, esporte que carrega o nome da cidade campo-bonense pelo estado, terá novidades na Olimpíada com a modalidade 3×3. Este formato do esporte já rendeu bons frutos em competições por todo o Rio Grande do Sul e, por isso, ganhou a atenção do Departamento de Esportes Escolares para os jogos neste ano.

Ensino fundamental e médio atendidos

A competição movimenta uma grande parte dos alunos da rede de ensino. Ao todo, calcula-se que até 6 mil estudantes participem das disputas em ao menos uma modalidade.

Da mesma forma, a competição agrega jogos em diversas categorias. Assim como em outras edições, a 37ª Olimpíada em Campo Bom oferece a disputa esportiva desde o 4º ano do ensino fundamental até a categoria Sub-17, possibilitando, também, a participação de alunos do ensino médio.

Homenagens e início simbólico

A cerimônia de abertura da 37ª edição das Olimpíadas Escolares em Campo Bom também contou com homenagens ao clube 15 de Novembro, que esteve representado por nomes importantes da equipe. Além de uma placa entregue como forma de reconhecimento, os integrantes do 15 foram responsáveis pelo acendimento da Tocha Olímpica, simbolizando o início oficial dos Jogos.

Olhar da escola e do Executivo

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “Qualquer atividade esportiva escolar é sempre motivo de alegria. A Olimpíada é sempre muito esperada pela garotada, pois além da competição saudável, ela oportuniza a integração entre as escolas”.

Simone Schneider, sec. de Educação. “Estamos com todas as modalidades presenciais este ano. Este ano está mais completo e ainda com novidades. Para nós, é muito importante esse momento porque investimos muito no esporte na nossa rede, porque o esporte, na verdade, é uma forma de desenvolvimento integral da criança”.

Lucas Simon, aluno. “É uma responsabilidade representar a escola. As modalidades que já participei foram handebol, Sub-15 e Sub-17 (neste ano). (Vai participar de outras?) Acho que sim, muito provável. (Acha legal?) Claro. Incentiva todo mundo a jogar o esporte”.

Jaqueline Matzenbacher, professora. “Participo com duas escolas, o Marquês e o Otacílio, mais com a categoria pré-mirim. Toda essa questão do esporte, essa socialização com as outras escolas, é muito bom para os alunos, os atletas entenderam que a vida é muito mais do que onde eles moram”.