Caminhada ajuda no bem–estar

Por uma rotina mais saudável | Prefeituras esperam desenvolver o hábito do exercício nos moradores

Região – Sair de casa, ir trabalhar, voltar para casa. Essa é a rotina de muitos cidadãos, que mal têm tempo para se dedicar a outra coisa senão ao emprego. Será que há algum momento, entre o trabalho e o descanso, que tiramos para exercitar o corpo? 
Os moradores de Sapiranga têm, como opção, o espaço do Parque Municipal do Imigrante (o popular Parcão), que disponibiliza uma estrutura com pista atlética (ao redor dos pavilhões), e academia ao ar livre. Embora o movimento no espaço sempre seja maior em tempos de horário de verão, quando a população se encontra mais disposta para um exercício pós-trabalho, estima-se que diariamente cerca de 300 pessoas se exercitam no Parque.
Na Avenida Mauá – um dos acessos ao Parque – fica a ciclovia, que também é utilizada por aqueles que querem se exercitar de bicicleta. Na cidade, também é muito comum encontrar moradores se exercitando por meio de corridas ou caminhadas, na avenida.
Programa Caminhar Faz Bem
A Prefeitura de Campo Bom promove o Caminhar Faz Bem, parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além de incentivar a prática de caminhada e exercícios, a iniciativa também procura estimular na população a importância dos cuidados com a saúde.
Objetivo do Caminhar Faz Bem é incentivar a população a desenvolver o gosto pelos exercícios
O Caminhar Faz Bem acontece de 15 em 15 dias. A concentração do grupo ocorre das 09h até as 09h30 na Estação Saúde, em Campo Bom. Lá, a organização faz a medida de pressão e verificação de pesos dos participantes, além de dar algumas dicas. Ela orienta os participantes a levarem água durante o percurso e a manter a caminhada próxima ao grupo.
Depois da concentração, o grupo sai da Pista Atlética e percorre 6,3 km, numa média de 1h10. Durante as caminhadas, procuram dividir o grupo entre as pessoas que caminham mais tempo e os mais inexperientes, para que cada um siga seu ritmo. De acordo com a Secretaria de Saúde, o grande objetivo do Caminhar Faz Bem é incentivar as pessoas a manterem a prática durante os outros dias e despertar nelas o gosto pelo exercício.