Bicicross em Sapiranga tem reforma de pista e incentivo do esporte aos jovens

Sapiranga – Em mais uma oportunidade, Sapiranga caminha para se consolidar como referência estadual do esporte. Desta vez, a pista de bicicross do bairro Oeste recebe reparos e já garante um passo importante no cenário gaúcho da modalidade.

 

Existente há mais de uma década, o espaço para a prática esportiva esteve carente de atenção e não recebia mais treinos e provas. Por volta de 2018, encabeçado por Vilmar Piltz, conhecido como Amarelo, o local voltou a ser pauta das demandas esportivas da prefeitura e, com a pista, surgiu a possibilidade de ativação de um antigo clube municipal.

A Associação Ciclística de Sapiranga (ACS) era um nome importante na região pelas atividades de bicicross, mas, também, estava desativado e com algumas pendências atrasadas. Amarelo, então, decidiu acionar a presidente da Associação, Edivane Machado, para retomar a ACS e trabalhar junto a Administração Pública para renovar as condições da pista e reutilizá-la com atividades dentro do esporte.

Ao longo dos últimos anos, a pista pública recebeu os devidos reparos pela equipe de Amarelo e da Secretaria de Obras do município. Revitalizada e agora contando com postes de iluminação, o local é mais um atrativo da cidade e, inclusive, foi contemplada para receber a última etapa do Campeonato Gaúcho de Bicicross 2023.

Contraturno com as escolas

Por se tratar de uma pista pública, algumas atividades de caráter escolar também são realizadas no espaço. Em atividades de contraturno, 40 alunos, entre 7 e 14 anos, das escolas 28 de Fevereiro, Érico Veríssimo e Pastor Rodolfo Saenger comparecem na pista nas manhãs e tardes de terças e sextas-feiras, onde aprendem regras e movimentações da modalidade.

Atualmente, o local também é utilizado para os treinos da ACS, que atualmente possui 14 atletas federados. Auxiliados por Vilmar, o Amarelo, as atividades também possuem caráter social, com três pilotos que recebem as bikes e equipamentos para poder treinar e competir.

A pista, hoje, possui o padrão exigido para campeonatos estaduais e nacionais. Para completar as condições ideais para o esporte, ainda restam a instalação de banheiros e a concretagem em parte da pista, demandas que estão sendo apresentadas e discutidas com a Prefeitura de Sapiranga.