Esporte

Aulas de Taekowndo incluem jovens e crianças no esporte

SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Chute as Drogas | Projeto que ocorre em Sapiranga já conta com 117 alunos de várias escolas do município

Sapiranga – “A ideia das pessoas é de que a vila é um lugar perigoso, violento. Com o projeto, quero mudar essa visão”, explica Cláudia Jussara Ludwig, coordenadora do projeto Chute as Drogas, que promove aulas de Taekwondo para crianças e jovens do município. As aulas ocorrem desde 3 de agosto na Associação de Moradores da Comunidade João Goulart, sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h.

Guilherme Pilger


O Projeto Chute as Drogas foi idealizado por Miguel Constante, soldado da Brigada Militar, que ensina o esporte há 2 anos para os alunos da EEEF Almeida Júnior. “Sou taekowondista desde 2003. A ideia para o projeto surgiu quando comecei a trabalhar em Sapiranga, porque via muitos menores de idade envolvidos com roubos ou crimes relacionado às drogas. O Taekowondo foi uma alternativa que encontrei, para tirar esses jovens dessa situação ou evitar que entrem nesta vida. Começamos com aulas na igreja católica da Vila São Paulo, depois na Almeida Júnior e agora na Associação”, explica o soldado, que hoje mora e trabalha em Porto Alegre e vem para a cidade para dar aulas aos jovens.

Os professores são voluntários e dão aulas aos mais de cem jovens que participam do projeto. “Comecei aqui dando aula para 13 alunos em agosto e hoje tenho 117 alunos”, comenta Telmo Favin, um dos professores do esporte. Tiago Souza, também soldado da BM, conta que entrou para o projeto junto com Constante. “Faz três anos que dou aula de Taekowondo. Também participo das aulas no Almeida Junior”, comenta.

Auxílio necessário

– O projeto também precisa de voluntários para custear a merenda dos alunos – “Nossas aulas vão das 18h às 21h, então precisamos alimentar os alunos”, diz Cláudia – e também do apoio de empresas, para providenciar os uniformes dos atletas.

– Apesar de estar ocorrendo há pouco tempo, o Chute as Drogas já contribuiu para a vida escolar dos alunos, que vêm de escolas como o Ayrton Senna e CIEP. “Quem faltava às aulas, não falta mais. Os alunos mudaram”, comemora Claúdia.

Responsabilidade

Chute as Drogas ensina disciplina aos alunos
Além de disseminar a prática do esporte, o projeto tem o objetivo de passar valores como disciplina e responsabilidade aos jovens. “Cobramos o boletim deles. Se alguém tira nota vermelha, suspendemos o aluno de algumas aulas. E ensinamos eles a se ajudarem, também. Se um deles está com um problema para entender uma matéria, quem entende do assunto ajuda o colega. É como se fosse uma família. Eles moram na mesma comunidade, vão crescer aqui e são o futuro da cidade”, conta Cláudia.

O projeto recebeu a doação de um tatame, da Câmara de Vereadores. “Eu e o vereador Sandro Seixas fomos à Câmara pedir a doação e os vereadores aprovaram. O Sandrinho foi um dos primeiros a apoiar o projeto”, comenta a coordenadora. O tatame deverá ser entregue em breve na Associação. “Tivemos alguns problemas para receber o dinheiro da doação, pois precisamos botar a documentação da Associação em dia. Assim que a documentação estiver ok, poderemos receber o valor da doação para comprarmos o equipamento”.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse