Atletas de Sapiranga terão pista de skate profissional

Após décadas de espera, os skatistas de Sapiranga serão contemplados com a construção de uma grande pista de skate, com características únicas em comparação aos outros espaços do esporte no Rio Grande do Sul e apta a receber competições internacionais de skate. O projeto está pronto e prevê quatro pistas da modalidade bowl, sendo uma com 3,30 metros de altura e outras três com 2,25 metros cada, totalizando 830 metros quadrados de pista, com um investimento federal de R$1,059 milhão.
O presidente da Associação dos Skatistas de Sapiranga, Marlon de Souza, destaca que a modalidade bowl é muito pouco praticada no Brasil, sendo uma das mais difíceis de aprender. Souza acredita que seria muito mais válido investir em um espaço que atenderia também modalidades mais simples. “Uma pista que realmente fosse atender as necessidades dos atletas de Sapiranga deveria, no mínimo, contar com espaço para a modalidade Street, que é a mais praticada no município. Respeitamos todas as modalidades do skate, mas não fomos consultados para a realização desse projeto”, protesta Marlon. 
A Prefeitura também projeta que assim que a pista estiver concluída, será implantada uma escolinha de skate no novo local. “Os novos atletas terão a oportunidade de aprender também a modalidade bowl”, destaca o secretário de Cultura e Desporto de Sapiranga, Luís Fernando Hanauer.
Novo espaço
O espaço da pista, assim como a arquibancada, que também será construída, será coberto, atendendo aos moldes da Confederação Internacional de Skate. Um playgroud será construído junto à pista, contendo escorregadores, balanços e gangorra.
Atletas utilizam espaço provisório no Parcão
Atualmente, os atletas de Sapiranga utilizam um espaço provisório, no Parque do Imigrante, para a prática do skate. “A antiga pista que temos está em estado crítico e estamos usando um dos pavilhões do parque para andar de skate, até porque, em dias de chuva não tem como usar a outra pista”.