Atletas de Sapiranga representam o Estado em competição nacional de futsal

Por Júlia Regla

Sapiranga – Treino, dedicação e trabalho em equipe levaram os atletas e estudantes da Escola Duque, de Sapiranga, para o JEB´s (Jogos Escolares Brasileiros) após a classificação na seletiva estadual, no último mês.

 

Agora, os jogadores representam o Estado na modalidade futsal masculino, na categoria 12-14 anos.
Esta é a primeira vez que o RS será representado pela Escola Duque em um campeonato nacional de futsal. “Estamos em uma competição onde apenas escolas são vinculadas. Sabemos que o investimento dentro do esporte a nível Brasil é muito alto e vamos encontrar adversários muito bem preparados […] sem dúvida nenhuma, vai ser uma competição de alto nível”, comenta o treinador dos atletas, Antônio de Souza.
Jogando juntos desde seus 5 anos, os atletas da geração 2008 venceram a seletiva estadual no dia 24 de setembro, em jogos realizados em Teutônia, município localizado na região central do RS. Agora, o grupo parte para o Rio de Janeiro, onde competem entre os dias 1º e 8 de novembro, na Vila Olímpica.
Os Jogos Escolares Brasileiros são inteiramente investidos pelo Governo do Estado, o que faz com que não haja custo para a escola e atletas.

Treinador, diretor e atletas da Duque comentam

Antônio de Souza, treinador. “Temos um grupo muito capacitado, quem vem há anos se preparando. Uma geração que respira o futsal. É um grupo que lá na competição estadual deu o seu melhor, se dedicaram muito e este feito é mérito deles”.

Edinei Steffen, diretor. “Essas atividades esportivas dentro da escola sempre foram muito fortes, o que é mérito também dos professores […] esse momento coroa um trabalho sério que é desenvolvido aqui dentro”.

Leonardo Regla, atleta. “As nossas expectativas são muito altas, mas também sabemos dos nossos desafios, o que vamos enfrentar. Vamos, com certeza, dar o nosso melhor no Rio de Janeiro e se Deus quiser trazer esse título para o Rio Grande do Sul”.

Mateus Rodrigues, atleta. “Também acho que a nossa equipe é muito talentosa e tem grandes chances de sair com um bom resultado de lá, mas sempre com o pé no chão, porque a gente não sabe dos adversários que vamos estar enfrentando lá”.

Os treinos dos atletas da escola

A metodologia dos treinos realizados pelo treinador Antônio é técnica e tática, fazendo com que haja uma evolução construtiva dentro de quadra. “Não apenas a parte do futsal propriamente dito, mas também na formação do caráter deles que o esporte proporciona a longo prazo e como um todo […] a gente sabe que estamos formando vários cidadãos para o futuro”, comenta o professor.
O treino dos jogadores sob orientação do técnico acontece em todas as terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h, no Ginásio Sérgio E. Michels.