Atleta sapiranguense brilha em Mundial

Sapiranga – Recentemente o município conquistou grande visibilidade, por ser a terra do medalhista internacional Alex Pires. O Mundial de Paratletismo em Lyon, na França, colocou o atleta três vezes no pódio, garantindo duas medalhas de prata e uma de bronze por seu desempenho nas corridas.
A primeira disputa pelo título foi dia 20, na corrida de 5.000m, onde Alex conquistou medalha de Prata, em um tempo de 15min10s82. Sua segunda participação no campeonato, dia 22, garantiu mais uma conquista: medalha de bronze nos 800m (1min56s45). A última prova não foi diferente, Pires brilhou mais uma vez, ostentando medalha de prata. 
As competições foram acirradas. Na última corrida, dos 1.500m, o sapiranguense ficou 1 segundo atrás do primeiro colocado, um algeriano. Por menos ainda, não conquistou o ouro na primeira prova (5 mil metros), onde foi registrada a diferença de 90 centésimos de segundo  entre um competidor e outro.
Realizando uma retrospectiva da sua carreira e traçando planos para o futuro, Alex manifesta gratidão. “Muitas pessoas tem participação nas minhas conquistas. Mas primeiramente agradeço a Deus e minha família. Agora quero ficar mais tempo perto deles. Mas logo volto à ativa para manter o ritmo das competições”, ressalta.
Atleta visita o Jornal Repercussão
No mesmo dia em que retornou à Sapiranga (30), Alex Pires e seu pai Mario Machado da Silva, visitaram a redação do Jornal Repercussão. O paratleta comentou sobre sua trajetória no esporte, a experiência de participar do Mundial Paralímpico de Atletismo, na França, além de relatar suas próximas metas.
*O sapiranguense de 23 anos que detém recordes brasileiros, pratica atletismo há três anos, tempo suficiente para consolidar sua carreira de atleta, obtendo grande reconhecimento por suas atuações.
Filiado ao Centro de Treinamento de Limeira Paraolímpico, compete na categoria T46, para deficientes de membros superiores, tendo se especializado nas distâncias de 800 e 1.500 metros rasos.
Iniciou a carreira esportiva ainda criança, jogando futsal, mas foi aos 20 anos que descobriu seu maior talento, que é a corrida. Hoje, o atleta já possui grandes conquistas e um futuro promissor. É com muita dedicação e empenho que Pires demonstra sua paixão pelo esporte.
*Quando questionado sobre seus planos para o futuro, ele relata: “O principal foco é 2016, nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Porém, em 2015 tem duas grandes competições, os Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá e o Campeonato Mundial de Paratletismo em Doha, no Qatar.”
Alex é treinado por Fabio Breda, atual técnico da Seleção Brasileira Paralímpica. Os treinos são realizados em São Paulo. 
*Pires é um exemplo de coragem e força de vontade na busca por seus ideais. Ele resume sua atual fase no esporte e menciona a realização pessoal.  “Muitas vezes as pessoas pensam que pelo simples fato de terem uma deficiência, são limitadas. O atletismo, por exemplo, não é para qualquer um. Além das dificuldades da deficiência, é necessário abrir mão de muitas coisas. Tive que abrir mão de estar com os amigos, de ir a festas, pois sabia que na manhã seguinte precisava treinar. Meu conselho é que quando temos um objetivo, independente se vamos atingir ou não, tudo é válido e serve de experiência”, finaliza.