Atleta campo-bonense representa a cidade na Seleção Brasileira Júnior de Skate Park

A atleta campo-bonense Sofia Godoy vai guardar em sua memória o dia 12 de abril de 2022. Isso porque a menina, aos 13 anos, foi convocada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), para integrar a Seleção Brasileira Júnior na modalidade Skate Park.

 

A estudante da rede municipal de ensino na Escola CEI, de Campo Bom, teve interesse em começar a praticar o esporte no começo de 2020, aos 11 anos. “Um amigo do meu pai convidou ele para andar de skate na pista de Sapiranga. Eu fui junto, mas para andar de roller. Depois de um tempo, pedi o skate do meu pai emprestado, só para tentar mesmo, dei uma embalada, gostei e estou até hoje andando”, comenta.
Há dois anos, a garota pratica e sonha com um futuro de oportunidades, desafios e vitórias. E, aos poucos, conquista seu lugar. Nos últimos meses, participou da Liga Amadora de Bowl e do STU Nacional, em Criciúma, onde conquistou boas colocações em ambas.
A convocação para a Seleção Brasileira Júnior de Skate Park foi motivo de comemoração para Sofia e sua família. “Voltei da escola e quando cheguei em casa, eu e meus pais estávamos contando os minutos que faltavam para eles anunciarem os convocados. Depois da convocação, fomos para a casa da minha avó comemorar”, relembra.
O campeonato ocorre na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, entre os dias 27 e 29 de maio.

“Vocês vão lembrar de mim”

Uma rotina regrada faz parte da vida de Sofia, que estuda pela manhã e treina durante suas tardes livres, na pista da Orla do Guaíba, onde a competição será realizada. A menina também sonha com seu futuro na profissão. “Consegui chegar na Seleção Júnior, mas pretendo chegar na principal e fazer do skate uma carreira, viver do skate. E quero muito ir para fora, concorrer na Olimpíada”, diz.
Com pouca idade, a skatista possui inspirações para seguir na carreira. “Na minha modalidade me inspiro na Raicca Ventura, que em tão pouca idade já tem um nome muito forte dentro do skate, e no Augusto Akio, pela tranquilidade que ele possui nos campeonatos. A Rayssa Leal, também é uma inspiração por ela chegar onde chegou com pouca idade também”, ressalta a atleta que possui o sonho de conhecer a Venice Beach Roller Skate, uma pista de skate localizada nos Estados Unidos.
A garota também se mostra preparada para o que irá enfrentar e manda uma mensagem para aqueles que sonham com uma convocação. “Vou lembrar de uma frase que eu gosto muito: ‘Insista, persista e nunca desista que um dia você conquista’, pois foi isso que fez eu entrar na Seleção, não desistir, me esforçar e me dedicar cada vez mais”, comenta Sofia, que também se mostra grata aos que a apoiam. “Eu prometo que não vou decepcionar. Vou tentar sempre, ao máximo, me esforçar, para conseguir uma boa colocação nos campeonatos. Eu vou conseguir chegar em um lugar muito, muito alto e vocês vão lembrar de mim”, finaliza a jovem.