Associação Esportiva de Sapiranga faz encontro com os campeões de 1981

Foto: Bruno Morais

O próximo sábado (23) será de celebrações e homenagens em Sapiranga. Na sede da Associação Esportiva de Sapiranga, a partir das 11h, membros do time campeão invicto do Campeonato Estadual de Futebol Amador de 1981, estarão participando de um almoço especial, prestigiando o feito histórico da equipe.

 

Organizado por Miltinho, um dos ex-atletas que participou da conquista, jogadores como Lambari, Pelé, Miguelito e tantos outros foram convidados a se reunirem novamente, com a presença de torcedores do clube, para um almoço especial, que contará com entrega de medalhas aos campeões, camisetas da associação e copos personalizados aos ex-atletas.

Campeões em 78 e em 99, o título de 81 tem um valor especial pelo fato de ter sido um dos melhores times já formados e também por ter sido conquistado de forma invicta. Na oportunidade, a equipe se classificou na fase de grupos contra equipes do Vale do Sinos e encarou um quadrangular com Juventude de Ibirubá, Botafogo de Três de Maio e Taquarense de Taquara. Após vencer os dois primeiros jogos, um empate contra o Taquarense daria o título para o time de Sapiranga. No campo do adversário, os comandados de Cláudio Adão (Sapiranga) saíram atrás do placar, mas aos 45 minutos do segundo tempo, um pênalti convertido pelo zagueiro Carlão deu o bicampeonato da equipe.

Ex-jogador amador e membro da diretoria da associação, o vereador sapiranguense Marquinhos Harff conta que o evento, além de prestigiar os vencedores, serve de incentivo à retomada das atividades no clube. Hoje, o campo e a copa recebem atenção regularmente, mas há apenas a equipe veterana, que realiza amistosos, motivo de lamento aos antigos jogadores da equipe.

O elenco dos campeões

Nilton Castro Aguiar, conhecido como Miltinho, era jogador na época da conquista e relembra com muito carinho a época vitoriosa. Ele diz que, antigamente, com o apoio de fábricas do município, era muito comum a participação da associação e outras equipes em competições amadoras, mas que isso foi se perdendo com o tempo. Perguntado se saberia nomear os 11 titulares, a resposta foi: “Tranquilo. Duarte; Miltinho/Pelé, Lambari, Carlão e Maneca; Guido Schuh, Noelcio, Gerdau e Miguelito; Joca e Paulinho Schuh”.

Foto: Arquivo JR

Reencontro completo

Este será o segundo reencontro dos campeões de 81. Na primeira edição, realizada em outubro do ano passado, alguns atletas de fora da cidade não compareceram e, por isso, a celebração não foi completa. Neste ano, Miltinho, um dos líderes da antiga equipe, se responsabilizou por convidar todos os ex-jogadores para que o almoço contasse, também, com jogadores que hoje moram em outras cidades. À comunidade que quiser comparecer, não haverá cobrança na entrada, portanto, os fãs de futebol, em especial, do antigo time da associação, poderão acompanhar o encontro.