Araricá tem jovem em destaque no atletismo

O estudante Tauan Cláudio Lyra, 15 anos, treina atletismo desde 2012 nas categorias salto em distância, salto triplo e 75 metros rasos. Apesar de residir em Araricá, Tauan treina há oito meses na Unidade da Fundação Evangélica (IENH), em Novo Hamburgo, utilizando da boa estrutura da instituição.
O adolescente diz que se empenha no esporte e procura seguir uma alimentação regrada. Ele não falta em nenhum treino. Para o atleta, investir no esporte pode abrir muitas portas para estudantes, em diversar áreas. 
Além de títulos no atletismo, Tauan busca uma bolsa de estudos. “Estou apostando todo o meu tempo livre no esporte, mas acredito que se eu não me der tão bem quanto pretendo como atleta, posso conquistar uma bolsa em uma faculdade, posteriormente, através do meu desempenho no atletismo”, comenta Tauan.
Atualmente, Tauan se prepara para as próximas etapas do Campeonato Brasileiro de Atletismo, no qual lidera o ranking na categoria mirim.
Títulos e campeonatos
>Em maio, Tauan competiu em São Paulo em uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Atletismo de Menores (até 17 anos), conquistando a 7ª colocação no final da competição.
>A próxima competição do jovem será sábado e domingo (2 e 3), no Campeonato Estadual de Atletismo sub-23, na categoria mirim, em Porto Alegre.
>O atleta, que treina pelo menos quatro vezes por semana, conta com o apoio da família no esporte e da Prefeitura de Araricá, que o ajuda com o vale-transpote para os treinos.
>Tauan relata que descobriu seu talento no atletismo através de aulas de educação física na Escola Estadual de Ensino Fundamental José de Oliveira Neto.
>Atualmente, Tauan está no primeiro lugar no ranking brasileiro da categoria mirim (até 15 anos). A final do campeonato brasileiro será em outubro.
Ele comenta o momento
“Eu jogava futebol desde pequeno, mas comecei a treinar no atletismo há menos de três anos. Acho muito importante que os adolescentes se envolvam com esportes, pois além de afastar o jovem das drogas e de outras coisas ruins, o esporte faz com que tenhamos uma vida mais saudável. A interação entre o atletas e a oportunidade de conhecer outras cidades também é algo muito bom que o esporte proporciona.” Tauan Cláudio Lyra, atleta de Araricá.