Ambulância só nos jogos finais

Saúde | Araricá é a única cidade da região que tem ambulância em todos os jogos

Região – Quase um ano após o episódio que terminou com a morte do jovem Gustavo de Jesus (o Rentería), de 23 anos, que faleceu após sofrer uma parada cardíaca durante uma partida da Copa Verão 2015, no Ginásio Municipal de Sapiranga, a reportagem do Jornal Repercussão verificou quais os procedimentos adotados pelas Prefeituras da região, para assegurar a saúde e segurança de seus atletas.

Dos quatro municípios da região, apenas Araricá mantém uma ambulância junto ao Ginásio Municipal em todas as rodadas de seus campeonatos. “Mesmo tendo o Posto de Saúde do Centro localizado em frente ao Ginásio, temos uma ambulância junto ao local”, comenta o secretário de Esportes de Araricá, Lucas Rost. Ele cita que a Secretaria procura orientar ao máximo os atletas, para que façam um acompanhamento médico. “Em Araricá, pedimos para os jogadores fazerem exames de rotina, e também solicitamos que quem tem problemas maiores, que evite jogar. Por exemplos, tínhamos três jogadores que têm problema no coração e não jogam mais”, explica o secretário.

Em Sapiranga, assim como em Campo Bom, as ambulâncias estão presentes em partidas finais e semifinais. “Procuramos, em reuniões com os representantes das equipes, conscientizar os atletas sobre os cuidados médicos necessários”, comenta Guido Schuh, diretor de Esportes de Sapiranga.

Orientar os atletas

Campo Bom e Sapiranga contam com um plantão 24h, para ser acionado caso necessário, durante os demais jogos dos campeonatos. “Não temos como exigir dos atletas atestados médicos, até por termos uma gama grande de participação nos campeonatos do município. Em reuniões, orientamos representantes dos times, que inclusive assinam um contrato, onde assumem resposabilidade por esses cuidados”, cita João Carlos e Silva, secretário de Esportes e Lazer de Campo Bom.

Ambulância à postos

Em Nova Hartz, a Secretaria da Saúde deixa uma ambulância e um enfermeiro à disposição, em dias de jogos para fases classificatórias dos campeonatos do município. “Já em partidas finais e semifinais, a ambulância fica no local do jogo. Em caso de partidas de campeonatos regionais ou estaduais, a ambulância também está presente”, explica Carlos Haag, diretor de Esportes. “Em reuniões, passamos às equipes orientações, para ficarem responsáveis pelos cuidados com a saúde dos atletas.”