Aline Bieger é a única gaúcha no Mundial de Atletismo de Surdos na Polônia e pede ajuda para competir

Campo Bom – A campo-bonense Aline Bieger obteve recentemente índice para disputar o Mundial de Atletismo para portadores de deficiência auditiva. Apaixonada por atletismo, Aline começou a competir aos 12 anos, mas desde o início precisou se adaptar. Aos 26 anos, ela, que começou a correr representando a Escola Lúcia Mossmann nas Olimpíadas Escolares, obteve classificação para o Mundial nos 100m e nos 200m rasos.

Aline nasceu já sem audição em um dos ouvidos e desde 2018, por causas não descobertas pelos médicos, ela vem perdendo a audição no outro, onde tem apenas 20%. Aline competiu como estudante durante alguns anos e acabou parando. Quando ingressou na Ulbra, no curso de Educação Física onde atualmente cursa o quinto semestre, voltou então às pistas e agora o sonho do mundial está mais perto. ”É uma competição muito importante, pois, além de representar o Brasil, será incrível para a minha carreira. Com certeza, umas das coisas mais importantes é, também, mostrar a necessidade de apoio para o esporte de surdos”, diz.

Dificuldades para competir

Depois de um início promissor por parte da jovem, Aline começou a enfrentar um problema recorrente dos atletas que precisam trabalhar para pagar os estudos. No ano de 2018, depois da perda auditiva, a jovem ficou muito tempo sem poder praticar atividade física por causa dos danos colaterais da surdez. Aline compete atualmente em competições nas provas de 100m, 200m e 400m.

Ajuda para a viagem na vakinha

A conquista de mais de 40 medalhas, sendo 10 delas só no ano passado, foi o passaporte para receber o convite para participar do mundial de atletismo. O reconhecimento partiu da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos. Mas para garantir a viagem, a jovem precisa de ajuda. Aline já arrecadou cerca de R$ 3 mil, mas a viagem só poderá ser realizada com pelo menos R$ 11 mil. O dinheiro serve para custear 10 dias de hospedagem e as passagens aéreas para a Polônia. Para ajudar acesse (vakinha.com.br/vaquinha/aline-atleta-2020-world-athletics-championships). paquem quiser contribuir com qualquer valor.

Foto: Leonardo Magnus/Ulbra.