#65Anos: Associação Esportiva União: quase 40 anos de histórias no futebol campo-bonense

Campo Bom – Não é novidade para ninguém que o futebol é uma paixão nacional, que passa de geração em geração. Em Campo Bom, dezenas de clubes reúnem atletas para participar de amistosos e competições amadoras.

Foi a partir dessa paixão pelo esporte que, no dia 18 de janeiro de 1986, Pacífico José Trentin, popular “tio” Nego, deu o pontapé inicial na fundação de um dos clubes mais tradicionais de Campo Bom: a Associação Esportiva União.

O filho, Nira, ganhou uma bola de futebol de presente. Então, surgiu a ideia de fundar um time.
Ao lado de quatro amigos que, na ocasião alugavam quartos na própria casa, “tio” Nego tirou do papel o Clube União. Passava o dia no trabalho na fábrica de calçados e, posteriormente, no ramo da metalúrgica. Nas horas livres, passava o tempo no clube, cuidando da parte burocrática, buscando atletas para as competições e inscrevendo a equipe, mas também na parte prática, cortando grama e cuidando das dependências do clube

Estádio Luiz A. do Amaral

Em setembro de 1994, o clube recebeu da prefeitura – à época comandada pelo então prefeito Deoclécio Schüetz -, a área na Rua das Flores, no bairro Porto Blos, para a construção da sede.

O estádio foi nomeado Luiz Antônio do Amaral, em homenagem a um dos amigos que ajudou na fundação do clube e construção da sede. Hoje, Luiz é falecido, mas será para sempre lembrado pelos amigos de União.

A nova sede do clube foi inaugurada em 2019. Com um espaço mais moderno, amplo e arejado, traz, nas paredes, o tricolor branco, vermelho e preto, representando as cores do clube.

Em julho de 2023, com o auxílio de patrocinadores e valores do caixa do clube, o União passou a contar com refletores, permitindo a realização de jogos noturnos.

2023 com títulos conquistados

Ao longo dos 38 anos de história, o União construiu um legado vitorioso e demonstrou a força e capacidade do trabalho em equipe. Desde 1994, quando passou a ter seu próprio estádio, o União participa de todas as competições municipais realizadas pela prefeitura.

De lá para cá, são dezenas de títulos conquistados em diversas categorias. “Tio” Nego se orgulha ao lembrar que uma das categorias, a 40 anos, vem desde 2018 sem perder um jogo sequer nas competições.

Em 2023, encerraram o ano conquistando o título municipal nas categorias Sub-17 e 50 Anos (fotos ao lado). Além do troféu de campeão, levaram para casa, também, o troféu Disciplina, por não ter tido nenhum jogador expulso ou suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Por Mairan Pacheco